Proposta Curricular

No ano de 2010, profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos reuniram-se sob a assessoria educacional do Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação – ISEP para refletir acerca da educação municipal, o que culminou na construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de Antônio Carlos.

Na Educação Infantil, o documento teve como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (2009), definindo o conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças.

No Ensino Fundamental, a elaboração do documento teve como objetivo a adequação ao Ensino Fundamental de nove anos, para promover com qualidade a inclusão da criança de seis anos de idade e a unificação do currículo no município.

Após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, iniciou-se em todo o Brasil o movimento de adequação dos currículos. Os profissionais da educação municipal reuniram-se no decorrer do ano de 2019 para (re)elaboração e adequação das Diretrizes Curriculares Municipais, com vistas a pensar acerca da renovação e reconstrução do currículo vivenciado pelos atores sociais do contexto educacional, respeitando as trajetórias educacionais, assim como os diversos documentos norteadores nas esferas municipal, estadual e nacional.

Tendo como referência o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, aprovado em 17 de julho de 2019, reelaboramos o currículo municipal, buscando unidade no trabalho pedagógico, em consonância com a proposta estadual.

Resultado de estudos e reflexões que os educadores do município de Antônio Carlos desenvolveram, este documento resume o que acreditamos ser imprescindível fazer pela educação de nossa cidade. Portanto, acreditamos que contribuirá com a prática pedagógica dos professores, das instituições educativas, das diretoras e da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e, especialmente, para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, visando uma educação de qualidade e com equidade para o desenvolvimento da cidadania e da autonomia dos sujeitos – adultos e crianças.

Nesse contexto, a SMEC de Antônio Carlos apresenta a Proposta Curricular da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Antônio Carlos, um documento articulado, que busca respeitar a organização e a integração das áreas do conhecimento, proporcionando autonomia às escolas para interagir e estabelecer trocas com outros espaços sociais, buscando diversificação e amplitude do contexto educativo.