Componentes da Assistência Farmacêutica no SUS

• Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

O Componente da Assistência Farmacêutica Básica destina-se aos medicamentos e insumos no âmbito da atenção básica em saúde e aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos, no âmbito da atenção básica.

Os medicamentos da atenção básica são fornecidos aos moradores de Antônio Carlos mediante apresentação de RG, prescrição médica e Cartão Nacional do SUS na Farmácia Pública Municipal.

Confira aqui.

• Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)

Os medicamentos estratégicos são aqueles utilizados em doenças que configuram problemas de saúde pública que atingem ou põem em risco as coletividades e cuja estratégia de controle concentra-se no tratamento de seus portadores. Os atendidos são os de controle de endemias, tais como HIV/AIDS, tuberculose, hanseníases, malaria, leishmaniose, doença de chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional, tais como cólera, esquistossomose, filariose, influenza, meningite e tracoma.

O Componente de Medicamento Estratégico é executado centralizadamente pelo Ministério da Saúde, que repassa os medicamentos à Secretaria Estadual de Saúde, que por sua vez, armazena e distribui aos municípios, os quais são responsáveis pela dispensação à população.

• Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

É um programa instituído pelo Ministério da Saúde para fornecimento de medicamentos de alto custo, geralmente de uso contínuo, utilizados em nível ambulatorial no tratamento de doenças crônicas e raras.
Os recursos financeiros são independentes dos destinados aos medicamentos da assistência básica.

Os processos são abertos individualmente e analisados por comissão da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF/SC), a qual é responsável pela operacionalização do CEAF em Santa Catarina.

Em Antônio Carlos, a abertura de processos e a dispensação dos medicamentos especializados são realizadas na Farmácia Pública Municipal, localizada na Rua Seis de Novembro, 210, anexa à Unidade Básica de Saúde.

Quaisquer informações relativas ao CEAF podem ser obtidas no link: