Desfile Cívico abre Semana da Pátria em Antônio Carlos

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente neste domingo (1º), em Antônio Carlos, com desfile cívico. Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino e a escola estadual participaram, bem como o grupo de escoteiros do município. Crianças e jovens deram demonstrações de civismo, cidadania e preocupação em preservar a história.

Na solenidade oficial de abertura o vice-prefeito, Adelino Kretzer, representou o prefeito Paulo Remor, em licença para tratamento de saúde. Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Antônio Carlos, vereador Edson Decker, o comandante da Polícia Militar no município, sargento Gama, o responsável pela delegacia da Polícia Civil, Murilo Genésio Coelho, secretários municipais, coordenadores e vereadores.

Este ano todas as escolas municipais contaram a história de Antônio Carlos, numa referência aos 50 anos de emancipação político-administrativa comemorados este ano.

O secretário de Educação e Cultura, Altamiro Antônio Kretzer, fez a apresentação das escolas do município. A história de Antônio Carlos foi contada pelos estudantes da rede municipal, desde a sua colonização, quando chegaram os primeiros imigrantes, até os dias atuais, com o desenvolvimento da agricultura. A história dos poderes executivo e legislativo também foi destaque no desfile que enalteceu, ainda, a fé, característica marcante na região.

A Escola Estadual Altamiro Guimarães foi apresentada pelo seu diretor Jucélio Laudelino Schmitt. Os jovens homenagearam o Papa Francisco com faixas contendo frases ditas pelo Pontífice recentemente, e que nos levam a refletir sobre família, sociedade e a própria fé. Também destacaram temas como a jornada mundial da juventude e o respeito às instituições de segurança, além de chamarem a atenção do público presente para a necessidade de se repensar certas atitudes, como a de grande consumo, que nos leva a problemas ambientais e de mobilidade urbana.

O desfile também serviu para os jovens destacarem a importância de se buscar qualidade na saúde e na educação.