Antoniocarlenses participam da Campanha de Doação de Medula Óssea

Funcionários do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina  (HEMOSC) estiveram novamente em Antônio Carlos, mas desta vez não foi para a doação de sangue, e sim para fazer o cadastro das pessoas que tem interesse de realizar a doação da medula óssea.

Foram cadastrados 144 antoniocarlenses. Cada coleta foram retirados 5 ml de sangue para testes, que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Segundo a secretária da Saúde, Verá Lúcia Conrat, todo o material coletado irá para o Banco de Doadores de Medula Óssea do Brasil,  se a pessoa um dia for compatível a um paciente que precisa da doação, será entrado em contato com a pessoa para ser coletado o material para a doação. "A doação da medula é realizada através da retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções e se recompõe em apenas 15 dias", revela a secretária.  "Qualquer pessoa entre 18 a 55 anos pode doar medula óssea", completa.

De acordo com o Ministério da Saúde o maior problema encontrado pelas pessoas portadoras de leucemia e outras doenças do sangue é encontrar um doador compatível a sua medula.  A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em um milhão.