Boletim Coronavírus – 07/01/2021

     Dos 782 casos confirmados, 14 vieram a óbito, 764 evoluíram para a cura e 4 estão com a doença ativa (3 pessoas no Centro e 1 em Rio Farias), confirmados por teste laboratorial. Há 30 pessoas aguardando resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC). A privacidade em nosso País é garantida na Constituição Federal, artigo 5º, inciso X, bem como no Código Civil e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras normas. Por esse motivo a Prefeitura não divulga nomes em seus boletins.

 

     Definição de caso ativo: São considerados casos ativos todos aqueles confirmados, com até 10 dias de início dos sintomas.


     Nota de esclarecimento: Informamos que o LACEN (Laboratório Central de Santa Catarina), referência para envio das amostras de secreção nasofaríngea para diagnóstico do COVID-19 coletadas no município de Antônio Carlos, está liberando os laudos em média de 8 a 9 dias. Considerando que a coleta de amostras para realização de RT-qPCR deve ser realizada do 3º ao 7º dia do início dos sintomas, quando temos o caso confirmado laboratorialmente, este na maioria das vezes, já não é mais considerado caso ativo, pois já passou o período de 10 dias do início dos sintomas.

     A Vigilância Epidemiológica do município de Antônio Carlos informa que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observa-se duplicidades, cadastros excluídos, além de inconsistência de casos ativos, nos registros. Por estes motivos há divergências entre o boletim estadual e o municipal.