Boletim Coronavírus – 16/02/2021

Casos

     Dos 940 casos confirmados, 15 vieram a óbito, 900 evoluíram para a cura e 25 estão com a doença ativa (Centro: 17, Canudos: 03, Rachadel: 02, Guiomar de Dentro: 01, Rio Farias: 01, Santa Maria: 01), confirmados por teste laboratorial. Há 15 pessoas aguardando resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC). A privacidade em nosso País é garantida na Constituição Federal, artigo 5º, inciso X, bem como no Código Civil e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras normas. Por esse motivo a Prefeitura não divulga nomes em seus boletins.

Definição de caso ativo: São considerados casos ativos todos aqueles confirmados, com até 10 dias de início dos sintomas.

 

Nota de esclarecimento: Informamos que o LACEN (Laboratório Central de Santa Catarina), referência para envio das amostras de secreção nasofaríngea para diagnóstico do COVID-19 coletadas no município de Antônio Carlos, está liberando os laudos em média de 8 a 9 dias. Considerando que a coleta de amostras para realização de RT-qPCR deve ser realizada do 3º ao 7º dia do início dos sintomas, quando temos o caso confirmado laboratorialmente, este na maioria das vezes, já não é mais considerado caso ativo, pois já passou o período de 10 dias do início dos sintomas.

 

A Vigilância Epidemiológica do município de Antônio Carlos informa que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observa-se duplicidades, cadastros excluídos, além de inconsistência de casos ativos, nos registros. Por estes motivos há divergências entre o boletim estadual e o municipal.

 

Vacinação


Foram aplicadas até o momento 324 vacinas contra covid-19, somadas as duas doses. Destas doses aplicadas, 145 foram para Trabalhadores da Secretaria de Saúde e Assistência Social, 29 para Profissionais de Saúde da ILPI (Instituições de Longa Permanência), 88 para Profissionais de Saúde externos à Secretaria, 28 para idosos da ILPI (casa de repouso) e 34 para idosos com mais de 90 anos de idade.

Idosos de grupos prioritários não precisam fazer cadastro na Unidade Básica de Saúde para receber a vacinação, as informações necessárias já foram repassadas pelas agentes comunitárias de saúde.

 


Esclarecimentos da Secretaria de Saúde e Assistência Social:

 

– Os profissionais não devem procurar a UBS, caso você seja um profissional de saúde que atue no município envie um WhatsApp para o número (48)984170185 para orientações. Se você já forneceu as informações e documentos necessários aguarde que a comissão entrará em contato e agendará a vacinação;

– Conforme orientação da Gerência do Estado, os trabalhadores de saúde que residem, mas não trabalham no município, devem ser vacinados nos seus respectivos locais de trabalho, não cabendo ao município de residência a realização da vacinação;

 

Qualquer dúvida, a comissão de vacinação coloca-se a disposição, pelo WhatsApp (48)98417-0185.