Assistência Social desmente fake news sobre doação de material escolar nos CRAS

A Secretaria de Saúde e Assistência Social alerta que é falsa a mensagem que circula no aplicativo de mensagens WhatsApp sobre distribuição de material escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino. A mensagem enviada diz “que CRAS recebeu do MEC os kits de material escolar para fazer a distribuição para as crianças da rede pública”, que “o kit acompanha cadernos, lápis, borracha, tesoura, giz de cera e apontador”, e que para solicitar, basta se cadastrar através de um link. Ocorre que ao clicar no link, ele direciona para uma página, que automaticamente rouba dados pessoais e provoca o compartilhamento automático da publicação.

Caso alguém receba a mensagem, o correto é denunciar para a Polícia Civil, através da ocorrência online. Todas as informações sobre ações da Prefeitura estão sendo divulgadas nos canais oficiais e nas redes sociais oficiais.

Cuidados que os usuários devem ter para evitar serem vítimas de golpes como este:

• Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos;

• Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem a função de detecção automática de phishing (tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais por meio de disfarce de entidade confiável em uma comunicação) em aplicativos de mensagens e redes sociais.