Planos Municipal e Escolares de Contingência são aprovados e homologados pelo Comitê Municipal da COVID-19

A Secretaria de Educação e Cultura de Antônio Carlos lançou nesta sexta-feira (18) o Plano Municipal de Contingência da Educação para a prevenção, monitoramento e controle do coronavírus (COVID-19) nas unidades escolares, aprovado pelo Governo do Estado. O documento, que vale para os diferentes níveis de ensino da rede pública, define estratégias, ações e medidas preventivas para o retorno das aulas presenciais.

O Plano Municipal de Contingência da Educação foi elaborado pelo Comitê que reúne membros da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação, diretoria das escolas estaduais, representantes das escolas municipais, entre outras entidades. As diretrizes pedagógicas e sanitárias seguem normas estabelecidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o documento, aplicável a todas as unidades escolares de Antônio Carlos – municipais e estaduais –, as escolas deverão cumprir medidas de higiene pessoal (uso de máscaras, álcool gel 70%, etiqueta da tosse e distanciamento social) e medidas de higienização e sanitização de materiais didáticos e de ambientes. O Plano de Contingência Escolar também contempla medidas para a identificação e condução de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 entre alunos, professores e funcionários.

A rede de ensino de Antônio Carlos é formada por 6 escolas municipais e 2 Escolas estaduais, totalizando aproximadamente 2500 estudantes. Até o fechamento desta matéria, as aulas presenciais no município continuam suspensas, pois a região da Grande Florianópolis está na classificação vermelha, “Risco Potencial Gravíssimo”, para o coronavírus no Mapa de Risco por Região divulgado pelo Governo Estadual.