Secretaria de Educação e Cultura abre o ano letivo com semana de formação dos funcionários da educação

Na próxima semana, os servidores da Secretaria de Educação e Cultura iniciarão oficialmente o ano letivo de 2020. Professores, diretoras, auxiliares, motoristas, monitores, agentes de serviços gerais e estagiários passarão por capacitação para planejar, debater e organizar o ano letivo.

A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócios emocionais, a criança terá uma vida escolar bem sucedida e relações sociais fortalecidas.

Confira a programação completa da formação dos funcionários da educação.

PROGRAMAÇÃO – FORMAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

DIA: 03/02/2020 – SEGUNDA–FEIRA

PÚBLICO: Todos os Servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e demais funcionários da prefeitura convidados.

LOCAL: Auditório Maestrina Sophia Mannes Besen

7h30 – Abertura e informes gerais.

Secretária Municipal de Educação e Cultura: Lidiane Ventura Fraga

Prefeito Municipal: Geraldo Pauli

08h às 09h30- Psicóloga Ariane Silva

TEMA: Dos manicômios aos dias atuais

09h30 – Pausa para o café

10h às 11h30 – Fonoaudióloga Ana Sabrina Braun Souza

TEMA: Novas Perspectivas da Educação Inclusiva de Antônio Carlos.

13h às 17h – Palestrante: Doutorando Venicios Cassiano Linden – UFSC

TEMA: O trabalho na Educação Especial

DIA: 04/02/2020- TERÇA-FEIRA

PÚBLICO: Professores, Auxiliares, Monitores e Estagiárias da Educação Infantil.

09h – Recepção com café

09h30 às 12h e 13h às 16h30 – Formadoras:Lúcia H. de Castro Pasquini e Solange Kretscmann

TEMA: Noções básicas sobre neurodesenvolvimento e estimulação cognitiva voltado à educação infantil.

DIA: 05/02/2020 – QUARTA-FEIRA

PÚBLICO: Professores da Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Auxiliares de 40h.

LOCAL: Unidades Escolares

TEMA: Estudo da BNCC e Proposta Curricular, elaboração do Planejamento.

BLICO: Auxiliares de Educação Infantil 30h/40h, Estagiárias e Monitores Escolares.

LOCAL: Auditório Maestrina Sophia Mannes Besen

13h às 17h – Diretora de Ensino Silvia Z. P. Guesser e Técnica em Educação Judite Koch Schmitt.

TEMA: Orientações para atuação com as crianças e alunos.

DIA: 06/02/2020 – QUINTA-FEIRA

PÚBLICO: Professores, Auxiliares, Monitores e Estagiárias da Educação Infantil.

09h – Recepção com café

09h30 às 12h e 13h às 16h30 – Formadoras:Lúcia H. de Castro Pasquini e Solange Kretscmann

PÚBLICO: Agentes de Serviços Gerais

LOCAL: Escola Municipal Dom Afonso Niehues

FORMADORA: Nutricionista Kalina Trivelato de Lima

07/02/2020 – SEXTA-FEIRA

PÚBLICO: Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Auxiliares de Educação Infantil, Estagiárias, Motoristas, Monitores e Agentes de Serviços Gerais.

07h30 às 09h30 –  Palestrante Marcos Petry

Tema: Autismo e os gatilhos de superação

v  Quadro com as datas de orientação da Técnica em Educação Bruna Nau Malagoli nas Unidades Escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Matutino

N.E.M. Profª Verônica Guesser Pauli

Vespertino

N.E.M. Profª Verônica Guesser Pauli

N.E.M. Cônego Dr Raulino Reitz

E.M. Dom Afonso Niehues

v  Quadro com as datas e orientações da Técnica em Educação Judite Koch Schmitt nos Centros de Educação Infantil.

CEIM Coração de Jesus

CEIM Prof. João Juvenal de Amorim

CEIM Coração de Jesus

NEM Professora Xênia Goedert Kremer

CEIM Prof. João Juvenal de Amorim

NEM Prof.ª Verônica Guesser Pauli

Observação: Todos os servidores da Educação com a carga horária de 30h e 40h deverão cumprir o restante da carga horária na Unidade Escolar para planejamento, organização de sala e outras atividades pedagógicas necessárias.

Agentes de Serviços Gerais:  Nos dias em que não há formação deverão fazer a limpeza nas escolas.

Motoristas: nos dias em que não há formação deverão verificar e encaminhar os veículos para as vistorias e outros serviços necessários para a circulação dos ônibus.

Monitores: nos dias em que não há formação deverão encaminhar-se para as escolas em que atuarão no ano letivo ou acompanhar os motoristas nos serviços executados no veículo escolar.

Auxiliares de Educação Infantil e Estagiarias: nos dias em que não há formação deverão auxiliar as professoras nas Unidades Educativas.