Antônio Carlos celebra 178 anos de colonização alemã na festa de Louro

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos vai comemorar a passagem dos 178 anos de colonização alemã do município neste final de semana, durante a festa de São Pedro Apóstolo da comunidade de Louro. As atividades culturais acontecem no domingo e incluem homenagens e atrações típicas.

Durante a missa solene, o prefeito Ivens Scherer entregará placas de homenagem as famílias de Leopoldo Freiberger e Avelino Müller, cidadãos e políticos ilustres que residiram em Louro e governaram Biguaçu.

Após a celebração, haverá apresentação da bandinha típica alemã Haussmusikanten, da Associação Cultural Deutsche Welt que também promoverá concursos de chopp em metro. Durante o almoço, será distribuído folder comemorativo dos 178 anos de imigração. O material contém dados importantes da história da imigração e a biografia de Leopoldo Freiberger e Avelino Müller.

O grupo de danças folclóricas de São Pedro de Alcântara abrilhantará o evento apresentando danças típicas da região da Alemanha de onde vieram os primeiros imigrantes. "Capela de Louro foi o berço da colonização alemã de Antônio Carlos. Por isso, escolhemos esta comunidade para festejar os 178 anos de nossa principal colonização. Convidamos todos para celebrar a história e a cultura de Antônio Carlos", diz o prefeito Ivens.

Colonização

As condições de solo ruim no alto da serra Santa Filomena, na colônia alemã de São Pedro de Alcântara, a primeira de Santa Catarina, levaram os colonos a procurarem novas áreas para as plantações. João Henrique Schöeting comandou a expedição que desbravou as planícies do rio de Louro, tornando aquelas áreas o berço da colonização alemã das terras que iriam compor o município de Antônio Carlos. Relatos históricos apontam a data de 6 de maio de 1830 como estabelecimento de Schöeting em Louro.

Em 1838, os alemães são autorizados a erguer capela em honra a São Pedro Apóstolo no Louro. A mesma capela foi elevada à Paróquia em 1863 e anexada a São Pedro de Alcântara. Pe. Alberto Gattone foi nomeado vigário, mas nunca tomou posse. A paróquia não foi efetivamente constituída. De Louro, os alemães se espalharam para outras regiões do Alto Biguaçu.

Sábado – 28

17h00 – Santa Missa seguida de procissão com a imagem do padroeiro

22h30 – Baile com o grupo Coração Cigano

Domingo – 29

10h00 – Santa Missa com o Coral de Louro – Homenagens às famílias de Leopoldo Freiberger e Avelino Müller.

11h30 – Apresentação de Bandinha Alemã HaussMusikanten

12h30 – Concurso de Chopp em Metro

13h30 – Apresentação do Grupo de Danças Germânicas de São Pedro de Alcântara

15h00 – Domingueira com grupo Coração Cigano.