Obras em execução superam R$ 3 milhões em investimentos

Cinco obras estão em andamento no município em diversos setores. Essas melhorias somam um investimento total de R$ 3.297.743,37. Tem construção de creche, pavimentação de rua, drenagem pluvial, reforço no sistema de abastecimento de água e obras de contenção, atendendo os seguintes bairros: Centro, Canudos, Guiomar de Baixo e Usina. Em virtude da realização dos serviços, pedimos a compreensão da população por eventuais transtornos.

Novo Centro de Educação Infantil

As obras da creche no Loteamento São Carlos IV (João Berns) estão a pleno vapor. O novo centro de educação infantil municipal terá 890,33 m² de área total, com capacidade para atender até 188 crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade. A estrutura prevê sala multiuso, cinco salas para creche e pré-escola, sala de amamentação, sala de reunião, administração, cozinha, despensa, área para funcionários, jardim/horta, pátio coberto e fraldário. O valor do contrato com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é de R$ 1.221.370,63, com um aditivo de R$ 109.868,04.

Pavimentação na Guiomar de Baixo

A São Francisco de Assis (rua do Posto PAC), na Guiomar, terá 907 metros da sua extensão pavimentados com asfalto. No momento, a obra se encontra em fase de drenagem. Esta é uma via bastante importante para o município, pois faz a ligação com Biguaçu e serve para escoar a produção dos comerciantes locais e também é rota de circulação do transporte coletivo urbano que atende a comunidade. O valor total do convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura é de R$ 974.467,77, com contrapartida da Prefeitura de R$ 207.269.29.

Reforço na rede de abastecimento de água

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está investimento R$ 657.104,22 na melhoria operacional do sistema de abastecimento de água em Antônio Carlos. O objetivo da obra é reforçar a rede, a partir do bairro Usina, para aumentar a pressão e o volume de água da adutora que abastece o Centro e o bairro Canudos. Ao todo serão 3.004 metros de tubulação, ao longo da rua Libório Francisco Goedert, avenida João Antônio Besen, rua Zeno Pauli e início da rua 6 de Novembro.

Defesa Civil investe para evitar alagamentos

Com recursos na ordem de R$ 334.932,71, oriundos do Governo Federal (Ministério de Integração Nacional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), a Prefeitura está realizando obras de drenagem pluvial em cinco ruas do centro de Antônio Carlos, a fim de evitar alagamentos em pontos críticos do município. O lote 01 começa na rua João Henrique Pauli, segue pelas vias Gilberto Schmitz, Maria Raitz Schmitz e termina no Rio Biguaçu. O Lote 02 passa pelas ruas Libório Francisco Goedert e Lídio José Hoffmann.

Mais segurança na Usina

As secretarias de Transportes e Obras e Agricultura e Meio Ambiente construíram um enroncamento (barreira de pedras) na rua Antônio José Zimmermann, no bairro Usina, para conter a erosão nas margens do Rio Biguaçu e garantir a segurança dos transeuntes e moradores do local. Além das obras de contenção (de Defesa Civil), a área será recuperada com vegetação, integrando-a com a paisagem natural e aumentando a sua biodiversidade.