Antônio Carlos adere ao novembro azul
Iluminação especial da praça central, campanha na mídia local e nas redes sociais, e a realização de exames preventivos. Estas são algumas das ações deflagradas em Antônio Carlos que adere ao movimento mundial pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, e também ao diabetes.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. O Instituto considera a doença da terceira idade porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. É a quarta causa de morte por esta doença, entre todos os tipos.
A Unidade de Saúde de Antônio Carlos vai dar prioridade durante todo o mês aos exames preventivos a estas doenças. Os homens que desejarem fazer o exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) serão encaminhados. Este exame é indicado para homens com mais de 50 anos e serve de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata. Os médicos da família também estarão à disposição para informações sobre prevenção e diagnósticos destas doenças.