Prefeitura lança projeto pedagógico “Fiscais Mirins nas Escolas”

A Prefeitura de Antônio Carlos, numa ação conjunta das secretarias de Educação e Cultura, Planejamento e Saúde e Assistência Social, lançou nesta terça-feira (18) o projeto “Fiscais Mirins nas Escolas”. O objetivo desta iniciativa é desenvolver nas crianças o conhecimento teórico e prático, instruir para a fiscalização cidadã e apresentar os seus direitos e deveres como cidadãos. Em suma, o fiscal mirim é um multiplicador de informação entre os pais, amigos e familiares sobre o papel dos agentes fiscalizadores públicos.

O projeto deve atender cerca de 240 crianças e é voltado para os alunos do quarto ano das redes municipal e estadual de ensino de Antônio Carlos. São quatro escolas: Dom Afonso Niehues, Verônica Guesser Pauli, Cônego Raulino Reitz e Altamiro Guimarães. Nesta quarta-feira (19), a equipe da Secretaria de Planejamento esteve no N.E.M. Dom Afonso Niehues, onde o coordenador Samuel Koch Schmitt fez uma apresentação do município aos alunos e falou sobre o trabalho realizado na prefeitura. As crianças receberam um certificado no fim da atividade.

O secretário de Planejamento de Antônio Carlos, Rodrigo Conrat enalteceu o projeto. “Essas crianças são o futuro do nosso município. Temos que começar a educa-las desde cedo para que não tenhamos problemas. É muito mais difícil mudar a cabeça de um adulto do que a de uma criança, por isso esse projeto é importante. Vamos educar para o planejamento da cidade, como se deve construir, sempre obedecendo as normas e leis da prefeitura”, afirma.