Prefeitos em Ação
Prefeitos em Ação
Crise em pauta – Preocupados com a grave situação financeira dos municípios os prefeitos Adeliana Dal Pont, de São José; Cesar Souza Júnior, de Florianópolis, acompanhado pelo secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Edson Caporal; Camilo Martins, de Palhoça, e Paulo Remor, de Antônio Carlos, estiveram com a direção da FECAM definindo ações para apoio e orientação aos municípios.
Os prefeitos foram recebidos pela presidente da FECAM, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, e pelos diretores de Articulação Institucional, Celso Vedana, e Executivo, Rodrigo Guesser.
Aos municípios brasileiros foram transferidos centenas de programas e demandas no atendimento ao cidadão, elevando de forma drástica e insustentável as despesas sem a devida contrapartida dos recursos financeiros. Desde o ano passado esta situação vem sendo agravada pela desaceleração das atividades econômicas e da diminuição das transferências constitucionais aos Municípios.
A FECAM tem atuado na representação e assessoramento técnico aos prefeitos para enfrentamento da crise e, junto com as demais federações do país e a Confederação Nacional dos Municípios, reforça o posicionamento em questões como piso do magistério e reposição salarial dos servidores.
BR282—Via Expressa – Prefeitos da Grande Florianópolis acompanhados por parlamentares federais, estaduais e lideranças do estado, estiveram na última terça-feira (23), em Brasília, em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
Como o Governo Federal não dispõem de recursos para a ampliação da Via Expressa, BR-282, de acordo com projeto básico elaborado pelo DNIT/SC e avaliado em cerca de R$ 500 milhões, os prefeitos foram solicitar urgência na busca de uma alternativa que, pelo menos, minimize a situação de mobilidade na região, com a construção faixas adicionais.
Diariamente, nos dois sentidos da rodovia que liga a BR-101 aos municípios de São José e Florianópolis, trafegam cerca de 180 mil veículos e os congestionamentos são constantes.
O ministro solicitou ao órgão de infraestrutura no Estado que providencie a licitação e o projeto para a construção das faixas adicionais.
Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação. Fonte: 5ª edição do Informativo da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Edição nº 5 – Fevereiro 2016