Saúde e Bem-estar

Dia 26 de abril comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Mas você sabe o que é hipertensão arterial?

Por definição, a hipertensão arterial é a pressão que o liquido que passa no interior das artérias (o sangue) exerce contra as paredes do vaso. Quando isso acontece isoladamente, não é preocupante. Entretanto, se essa pressão é contínua, podemos encontrar danos por todo o corpo. Entre eles, cito: acidentes vasculares cerebrais ("derrame"), infarto do miocárdio, glaucoma (aumento da pressão intra-ocular), dores de cabeça, infartos pulmonares, e uma série de outras complicações graves que podem levar o indivíduo a óbito.

Mas vamos falar de prevenção. Afinal comemoramos o dia de PREVENÇÃO e COMBATE dessa doença silenciosa. Os fatores mais comuns e aplicáveis do dia-a-dia são SEDENTARISMO e MÁ-ALIMENTAÇÃO.

Sedentarismo é a falta de atividades físicas. Por atividade física entendemos como um comportamento voltado para o corpo. Seja uma caminhada ao ar-livre ou em uma esteira de casa ou academia; andar de bicicleta; natação; pilates; lutas, enfim, a finalidade e movimentar o corpo. Não vale atividade de deslocamento, como ir ao mercado, andar até o trabalho ou levar o filho à escola. Isso são atividades de deslocamento e não físicas, porque a mente está voltada para outro objetivo.

A má-alimentação é o outro vilão da história. Alimentos prontos, refrigerantes, sucos e águas aromatizados industrialmente, frituras, gorduras, salgadinhos prontos no mercado… Uma lista enorme que não caberia nesta página. O aumento da ingestão desses alimentos é causado pela pressa e a praticidade do dia-a-dia. É mais fácil abrir um pacote de macarrão instantâneo que fica pronto em 3 minutos do que preparar uma salada ou fazer um frango grelhado. É mais rápido e suja menos louça. O que tem de mau nesses alimentos? O SÓDIO. Esse é o sal adicionado para dar o sabor a eles. O excesso de sódio na alimentação cotidiana é o maior contribuinte para a hipertensão.

Proponho então uma mudança. Comece uma atividade física por 30 minutos do seu dia. Coloque um tênis (não vale sandália) e uma roupa leve e vá caminhar em um ritmo mais acelerado que a sua andada de passeio. Sinta o seu coração bater um pouco mais acelerado. Vá 15 minutos e volte em 15 minutos. Tente deixar para tomar refrigerantes somente em festas. No dia-a-dia prefira sucos naturais (direto da fruta). Procure o seu médico clínico-geral para outras informações e tire todas as suas dúvidas. Faça logo! Não adie mais! Experimente o prazer de ter uma vida mais saudável. Vale a pena.(Dr. Nelson Cardoso – Médico Psiquiatra)