Orientações sobre a vacinação Covid-19 para pessoas com comorbidades

ORIENTAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO COVID PARA PESSOAS COM COMORBIDADES

 

A vacinação contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades foi dividida pelo Ministério da Saúde em duas fases.

 

Fase I:

 

 

1. Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos);

2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade (18 a 59 anos);

3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independentemente da idade (18 a 59 anos);

4. Gestantes e puérperas com comorbidades*, independentemente da idade (maiores de 18 anos);

5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente da idade (18 a 59 anos);

6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.

 

fase II:

 

Pessoas com comorbidades por faixa etária

 

1. 54 a 50 anos;

2. 49 a 45 anos;

3. 44 a 40 anos;

4. 39 a 35 anos;

5. 34 a 30 anos;

6. 29 a 18 anos.

 

Para ter direito a vacina, a pessoa deve portar Atestado Médico ou Declaração Médica que conste a solicitação da vacina e a qual grupo prioritário a qual pertence exatamente. Não são todas as doenças crônicas que possuem direito à vacina.

 

Como conseguir o atestado médico?

 

• Pessoas acompanhadas pela UBS de Antônio Carlos: as agentes comunitárias de saúde enviarão a lista com o nome das pessoas que possuem doenças crônicas para as respectivas equipes de saúde da família. O médico da área irá verificar, pelo prontuário do paciente, se a pessoa possui direito a vacina. Caso sim, o atestado será realizado e enviado diretamente para a equipe de vacinação do COVID-19 (enf. Huiana e tec. enf. Mariana), que irão inserir o paciente na lista de vacinação e comunicarão quando a vacina for agendada.

 

• Pessoas que não acompanham na UBS de Antônio Carlos devem procurar seus médicos assistentes para verificar e solicitar o atestado médico. Com o atestado em mãos, devem enviar foto para o Whatsapp do Coronavírus (98417-0185). O atestado será avaliado e se for válido a pessoa será inserida na lista de vacinação e será comunicada quando a vacina for agendada.

 

Não serão vacinados pacientes sem atestado/declaração médica. A equipe de vacinação ficará com uma cópia do atestado arquivada.