Secretaria de Saúde disponibiliza canetas de insulina para diabéticos

     Os pacientes com diabetes tipos 1 e 2 contam com um importante reforço no seu tratamento. A Secretaria de Saúde de Antônio Carlos está disponibilizando na unidades básicas de saúde (UBS) canetas aplicadoras de insulina humana dos tipos NPH e regular, enviadas pelo Ministério da Saúde. Conforme os critérios estipulados pelo governo federal, elas são voltadas a dois grupos de diabéticos: os de até 16 e os que têm a partir de 60 anos de idade.

     A substituição, do antigo tratamento de seringas, se dará mediante troca da receita para caneta de insulina e valerá para 12 meses, recebendo, mensalmente, as canetas e 30 agulhas descartáveis.

     “A implementação de canetas de insulina traz muitos benefícios e praticidade para os diabéticos, elas são pré-preenchidas com insulina e facilitam a aplicação. Antes as únicas insulinas distribuídas pelo Ministério da Saúde eram de aplicação via seringa, sendo o próprio paciente o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento”, explicou Solange Aparecida Schmitz Kremer, Secretária de Saúde e Assistência Social de Antônio Carlos.

 

Ampliação

 

     O uso das canetas aplicadoras de insulina humana dos tipos NPH e regular foi possível depois que o Ministério da Saúde ampliou os critérios de disponibilização delas no Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, apenas pacientes com o tipo 1 da doença, com idade até 15 anos e a partir de 60 anos, tinham acesso às canetas, o que representava cerca de 15% da demanda do SUS.
     Com a ampliação do uso para o tipo 2 e da faixa etária de 15 para até 16 anos de idade, a expectativa do Ministério da Saúde é que essa porcentagem dobre para 30%, a partir do alcance aos pacientes que entram nos novos critérios para a dispensação do medicamento.
Para garantir a manutenção do abastecimento da rede, o Ministério da Saúde fará o acompanhamento da demanda de frascos e canetas de insulina humana, conforme as informações de estoque e consumo enviadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

 

Praticidade

 

     Com a disponibilização das canetas aplicadoras, o tratamento com múltiplas doses de insulina torna-se mais prático. Entre os benefícios das canetas, é possível destacar que:

 

– São portáteis, discretas e convenientes para aplicações fora de casa;

 

– Economizam tempo, porque não há necessidade de preparar o frasco de insulina;

– Oferecem mais precisão na definição das doses, especialmente para pessoas que têm problemas de visão ou destreza.

 

 

     É importante lembrar que não é possível misturar dois tipos de insulina, o que significa que se o paciente precisar aplicar dois tipos de hormônios serão necessárias duas aplicações. Além disso, as canetas de insulina devem ser utilizadas apenas por um usuário.