Boletim Coronavírus – 31/07/2020

     Divulgamos novo Boletim Epidemiológico, enfatizando a necessidade do isolamento social, dos cuidados com a higiene das mãos, do uso consciente e correto da máscara cobrindo boca e nariz, e o comprometimento em ficar em casa sempre que apresentarem sintomas síndrome gripal.

 

     Ao apresentar sintomas como: febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, perda de olfato e paladar, entrem em contato conosco através do número (48) 98417 0185 (das 7h as 21h) ou no 136 (24h). No caso de febre acima de 38.5°C e dificuldade para respirar, procure imediatamente a emergência

 

    Quanto aos pacientes que receberam atestado ou declaração de isolamento, alertamos sobre a obrigação de ficarem em casa, e de entrarem em contato conosco através do numero (48) 98417 0185 (por whatsapp preferencialmente), devendo inclusive nos informar diariamente sobre o seu estado de saúde. É através deste número que estaremos orientando sobre as condutas obrigatórias e sobre a necessidade ou não de buscar atendimento médico. O descumprimento do isolamento está sujeito a multa. Fique em Casa!

 

     Neste momento, a colaboração de todos é imprescindível para que possamos conter a propagação do vírus!

 

SITUAÇÃO GERAL NO MUNICÍPIO (21/03 A 31/07)

 

     Foram notificados até o momento 377 casos suspeitos de COVID 19 no sistema do Ministério da Saúde, E-sus VE. Destes 377 casos suspeitos, foram descartados 153 casos e confirmados 152 casos, através de exames de laboratório. Com isto, foi possível confirmar também outros 37 casos, utilizando Critério Clínico Epidemiológico (Definições no final do documento).

     Temos atualmente 35 pessoas aguardando o resultado do exame.

 

 

Figura 1: Situação Geral no Município (21/03 a 31/07).

 

RESUMO DA SITUAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO

 

 

 

 

Figura 2: Resumo da Situação Atual no Município.

 

 

EVOLUÇÃO DOS CASOS (21/03 A 31/07)

 

     Dos 189 casos confirmados, 10 vieram a óbito, 151 evoluíram para a cura, 28 estão em monitoramento constante.

 

Figura 3: Evolução dos casos e Covid-19 em Antônio Carlos.

 

CURVA DE CRESCIMENTO

 

     O gráfico ao lado expõe a curva de crescimento que representa, de forma significativa e preocupante, o aumento no número de casos que foram confirmados desde o dia 21/03 até do dia 31/07 em nosso município.

 

     No mês de abril, quando ainda vigoravam as medidas restritivas de quarentena e isolamento social, pode-se perceber o achatamento desta linha. A quarentena estabelecida em Decreto Estadual, deveria ter sido o momento para todos aprendermos a manter os cuidados e assim, nos protegermos da infecção. No entanto, logo após a liberação das atividades, seguimos em uma crescente, o que reflete a necessidade de nos atermos aos cuidados necessários com a higiene das mãos o distanciamento de 1,5 metro, imprescindível, a barreira de proteção fornecida pelo uso das máscaras se utilizadas de forma correta, e o isolamento sempre que possível.

 

Figura 4: Curva de crescimento do covid-19 por período.

 

 

CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 POR BAIRROS

 

Figura 5: Tabela de relação bairro/número de casos.

 

 Figura 6: Tabela de relação bairro/número de casos confirmados com a doença ativa.

 

CASOS CONFIRMADOS POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

 

     Dos 189 casos confirmados, 83 são do sexo masculino e 106 do sexo feminino. No momento a população mais acometida é entre 30 e 39 anos.

 

Figura 7: Situação atual de covid-19 por faixa etária e sexo.

 

 

NÚMERO DE ATENDIMENTOS RELACIONADOS A COVID-19

 

     Desde o dia 21/03, passaram pela unidade de saúde 408 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal. Todos foram devidamente monitorados e instruídos quanto ao isolamento obrigatório.

 

     Testes e exames são realizados à pedido médico quando, durante avaliação, se encaixam nos critérios de casos suspeitos estabelecidos pela Nota Técnica 002/2020, que pode ser lida na íntegra em http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/NotaTecnica-Conjunta-002-2020-COSEMS-SUV-SPS-SES-SCCOE.pdf

 

 

Figura 8: Número de atendimentos relacionados a COVID-19.