Boletim Coronavírus – 21/06/2020

     Houve 4 novos casos registrados de Covid-19 no município, um homem (52 anos), morador do Centro de Antônio Carlos e 3 mulheres, sendo duas do Centro (16 e 44 anos) e outra do Bairro Rio Frias (20 anos).

 

 

SITUAÇÃO GERAL NO MUNICÍPIO (21/03 A 19/06)

 

     Foram notificados até o momento 107 casos suspeitos de COVID 19 no sistema do Ministério da Saúde, e-sus VE. Destes 107 casos suspeitos, foram descartados 61 casos e confirmados 29 casos, através de exames de laboratório. Com isto, foi possível confirmar também outros 9 casos, utilizando Critério Clínico Epidemiológico (Definições no final do documento). 8 pessoas ainda aguardam o resultado.

 

Figura 1: Situação Geral no Município (21/03 a 19/06).

 

 

Figura 2: Resumo da Situação Geral no Município.

 

 

EVOLUÇÃO DOS CASOS (21/03 A 19/06)

 

     Dos 38 casos confirmados, 4 vieram a óbito, 20 evoluíram para a cura, 2 ainda estão em investigação para confirmação de cura clínica e epidemiológica, 1 pessoa encontra-se hospitalizada e 11 pessoas seguem em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, com suporte da equipe médica do município.

 

Figura 3: Evolução dos casos e Covid-19 em Antônio Carlos.

 

CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 POR BAIRROS

 

Figura 4: Tabela de relação bairro/número de casos.

 

     Observação: Centro (13 Confirmados por Critério Laboratorial e 5 Confirmados por Critério Clínico Epidemiológico), Divisa (10 confirmados por Critério Laboratorial), Santa Maria (1 confirmado por Critério Laboratorial), Santa Bárbara (3 confirmados por Critério Laboratorial e 1 Confirmado por Critério Clínico Epidemiológico), Rio Farias (2 confirmado por Critério Laboratorial e 3 confirmados por Critério Clínico Epidemiológico).

 

CASOS CONFIRMADOS POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

 

     Dos 38 casos confirmados, 15 são do sexo masculino e 23 do sexo feminino. A população idosa é a mais acometida no município (60 anos ou mais). Cabe ressaltar, que isto se deu, inicialmente, em função da situação ocorrida na casa de repouso, que acometeu 9 idosos no mesmo intervalo de tempo.

 

Figura 5: Situação atual de covid-19 por faixa etária e sexo.

 

 

NÚMERO DE ATENDIMENTOS RELACIONADOS A COVID-19

 

     Desde o dia 21/03, passaram pela unidade de saúde 134 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal. Todos foram devidamente monitorados e instruídos quanto ao isolamento, por 14 dias. Atualmente possuímos 22 pacientes em isolamento domiciliar sendo monitorados. Todos apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Destes 22 pacientes, 11 são casos confirmados de COVID 19.
Testes e exames são realizados à pedido médico quando, durante avaliação, se encaixam nos critérios de casos suspeitos estabelecidos pela Nota Técnica 002/2020, que pode ser lida na íntegra em http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/NotaTecnica-Conjunta-002-2020-COSEMS-SUV-SPS-SES-SCCOE.pdf.

 

Figura 6: Número de atendimentos relacionados a COVID-19.

 

APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PELO MUNICÍPIO

 

     Recebemos até o momento 560 Kit’s de Testes Rápidos. Foram aplicados 70 testes, sendo que 49 foram aplicados na casa de repouso conforme pedido estadual e outros 21 testes foram aplicados na Unidade de Saúde seguindo critérios estabelecidos conforme Nota Informativa 003/2020 DIVE/LACEN/SUV/SES/SC, que você pode encontrar na íntegra acessando: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/NT_Conjunta_00 3_testes_para_profissionais_saude_01_05.pdf Todos os 70 testes aplicados resultaram em Negativo para COVID 19.

 

Figura 7: Aplicação de testes rápidos no município.

 

 

APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA CASA DE REPOUSO

 

 

     Nos dias 13 e 14 de maio, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do Município de Antônio Carlos, retornaram à Casa de Repouso para aplicação de testes rápidos para COVID 19, a pedido do Centro de Operações de Emergências em Saúde – COES e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE. Atualmente a Casa de Repouso possui 25 idosos e 24 profissionais de saúde. Todos foram testados e obtiveram resultado negativo para COVID 19. Como não há nenhum idoso ou profissional de saúde sintomático no momento, consideramos controlada a situação.

     No entanto, a Vigilância Sanitária segue acompanhando o local, e recebendo do Responsável Técnico da casa, informações diárias e semanais referentes aos profissionais e aos idosos, no intuito de evitar a ocorrência de novos casos. Em 13 de abril de 2020, foi publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, a Portaria 252, que vem sendo aplicada pela Casa de Repouso. http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/PORTARIA%20252.pdf.

 

DEFINIÇÃO DE CASOS CONFIRMADOS

 

Por Critério Laboratorial: exame de Biologia Molecular RT-PCR com resultado positivo ou teste de detecção de anticorpos com resultado positivo (IgM e/ou IgG).

Por Critério Clínico Epidemiológico: pessoa com sintoma de síndrome gripal, que tenha tido contato com caso confirmado laboratorialmente.

 

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC)

 

DEFINIÇÃO DE CASOS SUSPEITOS

 

SITUAÇÃO 1 – SÍNDROME GRIPAL COM QUADRO RESPIRATÓRIO AGUDO

 

     Todo indivíduo que apresente SÍNDROME GRIPAL, caracterizada por sensação febril ou febre*, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória. Em crianças menores de 2 anos de idade considera-se, também, obstrução nasal. Em idosos a considera-se, também, além dos sintomas acima confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.

*Na suspeita de COVID-19, a febre pode não estar presente.

 

     Diante do caso acima, é realizada coleta de material biológico para diagnóstico de doença aguda (biologia molecular/PCR) e os serviços de saúde devem notificar o caso como suspeito no sistema do Ministério da Saúde, e-SUS VE. Os resultados positivos, obtidos em testes rápidos, também devem ser notificados.

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC).

 

SITUAÇÃO 2 – SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)

 

     SÍNDROME GRIPAL que apresente falta de ar/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio no organismo menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.

 

     Estes casos são notificados nos Hospitais e UPAs, em um outro sistema do Ministério da Saúde, o SIVEP-GRIPE

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC).

 

CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS

 

     O Governado do Estado de Santa Catarina vem divulgando números que por vezes divergem dos resultados de COVID 19 contabilizados pelo município de Antônio Carlos.

 

JUSTIFICATIVA: As Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município de Antônio Carlos constataram que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observou-se duplicidade nos registros de casos. Desta forma pedimos que se atenham ao Boletim Epidemiológico municipal.

 

 

Para maiores informações:

e-mails:

cvisa@antoniocarlos.sc.gov.br

epidemiologia@antoniocarlos.sc.gov.br

Telefone: (48) 98417 0185 (48) 3272 8688

Todas as Notas Técnicas e Legislações referentes ao enfrentamento da Pandemia estão disponíveis em:

http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/profissionais_saude.html

http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/legislacao.html