Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover a conscientização acerca da importância de se dar voz aos autistas.

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nome técnico para o autismo, é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento.

A Prefeitura de Antônio Carlos, em conjunto com suas Secretarias, trata a inclusão e conscientização do autismo com seriedade, através de grupos de conversas envolvendo pais e profissionais, políticas de inclusão nas escolas e todo o apoio à APAE de Antônio Carlos. Neste ano a formação de professores da Rede Municipal de Ensino, que aconteceu no início do ano letivo, contou com capacitação e palestras voltadas à educação especial, destacando-se a palestra “Autismo e os gatilhos de superação”, de Marcos Petry, escritor, palestrante, músico e produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista.