Dica de leitura: Nur na escuridão – Salim Miguel

     Este romance autobiográfico conta a saga de uma família libanesa que emigra para o Brasil em 1927 e se estabelece em Santa Catarina. Em sua trajetória, a família se instala por um período na comunidade de Rachadel, atualmente parte do município de Antônio Carlos. O autor Salim Miguel, que tinha pouco mais de três anos quando desembarcou no porto do Rio de Janeiro, confere realismo e emoção à bela história num texto cinematográfico. Este romance é também uma das maiores referências literárias acerca da imigração sírio-libanesa no Brasil.

 

O AUTOR

     Salim Miguel nasceu no Líbano, em 1924, chegando ao Brasil aos três anos de idade. Escritor, jornalista, crítico literário, roteirista de cinema, foi um dos líderes do “Grupo Sul”, movimento artístico e literário que agitou Santa Catarina nas décadas de 1940 e 1950, e um dos editores da revista literária carioca ficção, no fim dos anos 1970. Dirigiu a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (1983-1991) e a Fundação de Cultura de Florianópolis (1993-1996). Morou em Biguaçu, Três Riachos, São Miguel, Antônio Carlos e Florianópolis.

     Salim recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina em 2001 e foi eleito o Intelectual do Ano pela Folha de S.Paulo e União Brasileira de Escritores em 2002, ano em que também ganhou o troféu Juca Pato. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, pela Academia Brasileira de Letras.

 

     Acompanhe, toda quinta-feira, uma dica de leitura das nossas bibliotecárias. Todos os livros indicados estão disponíveis para empréstimo, no acervo da Biblioteca Municipal de Antônio Carlos.