Secretaria de Educação e Cultura promove atividade em comemoração ao Dia do Índio

Contam os registros históricos que os primeiros a habitarem o território do município de Antônio Carlos foram os índios Xokleng’s (botocudos). Sabendo da importância do povo indígena, a Secretaria de Educação e Cultura promoveu nas escolas dos anos iniciais um dia de resgate cultural, no qual os alunos tiveram a oportunidade de sanarem as suas dúvidas e curiosidades com a comunidade Guarani que vive no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Entendemos que o Dia do Índio (19 de abril) é um momento de meditação histórica, desconstrução de preconceitos e promoção de reflexão da atual situação dos povos indígenas. A Rede Municipal de Ensino quer desmistificar a ideia de que o Dia do Índio se resume a um dia para cantar músicas descontextualizadas da realidade dos índios, confecção de colares, cocares, ou seja, um estereótipo sem significado. Neste caso, buscamos promover a valorização e preservação dos costumes e memórias indígenas.