Produtores rurais recebem capacitação para emissão de nota fiscal eletrônica
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ofereceu nesta terça-feira (14) a capacitação “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural”. A atividade, que foi realizada na Escola Municipal Dom Afonso Niehues, foi conduzida pelo técnico em agronegócio Claudomiro Antunes. O objetivo do curso é preparar o agricultor para utilizar o Sistema de Administração Tributária da Secretaria do Estado da Fazenda e emitir a nota fiscal eletrônica do produtor rural.
Segundo Antunes, a utilização da NFe-Produtor Rural (Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural) tem diversas vantagens: substitui o bloco de notas em papel; diminui custos, evita deslocamentos (buscar bloco e prestar contas); pode ser utilizada para saída de bens, mercadorias e serviços; é armazenada na Secretaria do Estado da Fazenda e enviada em cópia para a FECAM; Cópias ilimitadas e por tempo indeterminado; facilita a comprovação de renda.
“O setor do agronegócio se mantém competitivo e faz de Santa Catarina referência mundial em qualidade e sanidade dos rebanhos e produtos. O estado se consolida como grande produtor de alimentos e prova que as pequenas propriedades podem gerar renda e desenvolvimento. E a busca por novas ferramentas por parte dos produtores rurais aumenta”, explica o palestrante.