Antônio Carlos é um dos municípios mais transparentes de Santa Catarina

A Prefeitura de Antônio Carlos é destaque no Ranking Nacional da Transparência, com nota 10 no relatório divulgado pelo MPF (Ministério Público Federal). O município subiu de 8 na avaliação passada para a nota máxima e é, ao lado de outras 20 cidades, o município mais transparente de Santa Catarina. O órgão avalia itens considerados essenciais pela Lei n° 12.527/2011, a Lei do Acesso à Informação, como informações sobre processos licitatórios, prestação de contas (Relatório de Gestão), entre outros dados.

Neste mesmo ranking, o índice nacional subiu de 3,92 para 5,21. Santa Catarina é o nono estado mais bem ranqueado, com nota 9,20, mas em nível municipal a média é a mais alta do país: 8,24 (era 6,87). Florianópolis é a Capital do país mais bem avaliada, ao lado de Curitiba, ambos com 10, segundo o balanço nacional.

O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

A secretária de Administração e Finanças de Antônio Carlos, Solange Aparecida Schmitz Kremer, parabenizou todos os servidores públicos do município “que demonstraram competência e seriedade na realização de suas ações para chegarmos a essa avaliação”.

Confira o ranking completo no arquivo abaixo: