Município participa de campanha de recolhimento de embalagem de agrotóxico
No dia 25 de abril, em Santo Amaro da Imperatriz, será realizado um treinamento para 14 municípios de Santa Catarina, incluindo Antônio Carlos, para aprender o descarte correto de embalagens de agrotóxico. Na última terça-feira (3), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sediou uma reunião para tratar do assunto. O encontro teve a participação do vice-prefeito Onélio Richartz, do secretário Osvaldino Huberto Guesser, de representantes da Epagri e de casas agropecuárias, além do analista técnico do IMA/SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, antiga Fatma) Cícero Brasil.
Segundo o analista técnico do IMA/SC, essa capacitação é a primeira etapa da Operação Campo Limpo, que será colocada em prática entre 2 e 6 de julho nas 14 cidades participantes. O objetivo é conscientizar os agricultores sobre os prejuízos que as embalagens de agrotóxicos causam no solo e, principalmente, na água.
“Esse encontro foi para entrar em acordo como cada um poderia ajudar na campanha, esclarecer e nos organizar para a ação que inicia a partir do dia 25 de abril. Faremos uma varredura para recolher as embalagens do campo, com apoio logístico e divulgação das prefeituras, trazendo orientação, apoio, e responsabilidade ao usuário e agricultor”, comenta.
Cícero Brasil ainda informou que está sendo estudada uma proposta de oferecer benefícios e uma espécie de selo de qualidade ambiental aos produtores que efetuarem a entrega desses materiais.