Prefeitura está trabalhando para acabar com as filas na Unidade Básica de Saúde
A Prefeitura de Antônio Carlos, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, ciente do seu compromisso com a população, informa que está estudando e planejando uma nova estratégia de atendimento para acabar com as filas para marcação de consultas na Unidade Básica de Saúde. A secretária da pasta, Vera Lúcia Conrat Silveira, afirma que até junho será colocado em prática a demanda livre, ou seja, as pessoas serão atendidas sem necessidade de agendamento de consulta. “Essas filas não podem continuar. Quando fui secretária de saúde a demanda era livre, não tinha necessidade de ir para o posto de madrugada. Estamos estudando uma nova estratégia de atendimento para acabar com essa fila”, comenta.
Para se consultar com o médico clínico geral Armando Thiago Nomiyama, por exemplo, são distribuídas 125 senhas todo dia 1º de cada mês. Uma pessoa pode pegar até duas senhas, caso queira agendar horário para um familiar. Esse modelo, segundo Nomiyama, é a causa das filas. Baseado no modelo “Acesso Avançado”, utilizado em Florianópolis, o médico tem a expectativa de reduzir para 25% o número de consultas agendadas. Atualmente 100% do atendimento é feito nesse sistema.
Nomiyama acredita que o modelo atual é “insustentável” e explica que, com a proposta do “Acesso Avançado”, as demandas são atendidas no mesmo dia, reduzindo drasticamente o número de pessoas aguardando consulta. “Nosso objetivo é tirar essa agenda engessada. O paciente virá no mesmo dia e será atendido no mesmo dia, aumentando os atendimentos e reduzindo o número de faltas e consultas desnecessárias. A demanda é crescente e temos de melhorar o serviço”, afirma.
Para colocar o projeto em prática, no entanto, é preciso ter respaldo legal dos conselhos de Medicina e Enfermagem, e respeitar alguns protocolos das mesmas instituições. Por esses motivos, a Administração Pública pede a compreensão da população enquanto trabalha no sentido de solucionar a questão.