Aluna da Escola Municipal Dom Afonso Niehues disputa concurso nacional da Proactiva

Parabéns! Educação Pública Municipal de Antônio Carlos novamente em destaque

Confira mais abaixo os textos jornalísticos desenvolvidos por: HELOISA TAVARES DE SOUZA; MIGUEL ANTÔNIO SCHMITZ e TIAGO MANES

Cerca de 80 alunos que estudam nos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos participaram da 11º edição do concurso Ao Redor da Ibero-América, promovido pela Proactiva Meio Ambiente, empresa responsável pela coleta de resíduos no município. Nesta semana, foram divulgados os nomes dos três alunos que conquistaram as premiações a nível municipal e, logo, a aluna que representará Antônio Carlos na seleção nacional, realizada esta sexta-feira, dia 24/06, na sede da Proactiva, em São Paulo. Os alunos participaram do concurso apresentando desenho e redação sobre o tema “energias renováveis”.

Heloisa Tavares De Souza, estudante do 4º ano da Escola Municipal Dom Afonso Niehues, conquistou o 1º lugar a nível local e participa da seleção nacional, concorrendo, junto a sua professora, Helena Scherer Prim, à premiação nacional: uma viagem pedagógica ao deserto do Atacama, no Chile. O 2º lugar municipal ficou com o aluno da mesma escola, Miguel Antônio Schmitz; enquanto o 3º colocado vem do Núcleo Escolar Municipal Professora Verônica Guesser Pauli, Tiago Manes. A premiação local ocorrerá no mês de agosto em todas as cidades participantes e aos três primeiro colocados; enquanto a viagem pedagógica ao campeão nacional ocorre em setembro.

O concurso Ao Redor da Ibero-América, que teve como tema este ano as energias renováveis, é realizado nos oito países da América Latina onde a empresa presta serviço em tratamento de resíduos e gestão de água. Em Antônio Carlos, a seleção municipal foi realizada por uma comissão formada pela técnica em educação da Secretaria de Educação e Cultura, Bruna Nau; pela coordenadora do projeto na Proactiva, Carol Ramos; e outras educadoras. “É a primeira vez que Antônio Carlos participa do concurso e ficamos muito satisfeitos com o resultado dos trabalhos apresentados. Não é a toa que o Município é exemplo em educação, professores e os alunos estão de parabéns”, observa a coordenadora da campanha da Proactiva, Carol Ramos.

ESCOLA MUNICIPAL DOM AFONSO NIEHUES
PROFESSORA: HELENA SCHERER PRIM
ALUNA: HELOISA TAVARES DE SOUZA

1ª Colocada na etapa municipal

Energias renováveis: a solução para um futuro sustentável

É possível usar energia sem poluir o meio ambiente? Para responder a essa pergunta é preciso saber de onde vem a energia. Bom, a energia vem petróleo, do carvão mineral e do gás natural. Só que essas fontes de energia prejudicam o meio ambiente e não são renováveis. Então quais energias deveríamos usar? A melhor opção de energia é a renovável.

Mas o que são energias renováveis? As energias renováveis são aquelas energias que aproveitam as fontes de energias naturais do planeta, por isso são renováveis. Mas quais são essas energias? Essas energias são a solar, que aproveita a energia do sol; a eólica, que utiliza a energia do vento; a minihidráulica, que aproveita a energia das correntes dos rios; a geotérmica, que aproveita o calor da terra, e a biomassa, que utiliza os dejetos naturais da terra.

Uma forma de diminuir a poluição é não desmatar, não poluir e usar as energias renováveis, porque são inesgotáveis e não poluem o meio ambiente.

ESCOLA MUNICIPAL DOM AFONSO NIEHUES
PROFESSORA: HELENA SCHERER PRIM
ALUNO: MIGUEL ANTÔNIO SCHMITZ

2° Colocado na etapa municipal

O poder de transformar o mundo

Existem várias formas de energia e algumas não respeitam o meio ambiente e outras sim. Essas energias “amigas” do planeta são as energias renováveis, ou seja, renovam-se naturalmente e não se esgotam.

Exemplos de energias renováveis são: energia solar, eólica, minihidráulica, geotérmica e maremotriz. Ainda tem a biomassa, que se inclui na chamada energia limpa, pois ela é produzida através dos dejetos naturais da terra.

O uso dessas energias renováveis, aliado à reciclagem, à redução e à reutilização dos resíduos, ao aumento das regiões verdes, e ainda à redução do nosso consumo de energia diário, resultará num planeta mais saudável, livre de poluição e melhor de se viver.

NÚCLEO ESCOLAR MUNICIPAL PROFª VERÔNICA GUESSER PAULI
PROFESSORA: PATRÍCIA WIESE BESEN
ALUNO: TIAGO MANES

3° Colocado na etapa municipal

Energias renováveis: conhecer para usar

A natureza é o ambiente em que vivemos e para que ela não acabe, devemos preservá-la dessa forma: não derrubando árvores, não jogando lixo nos rios, não jogando frascos de veneno nas plantas… Se você não tiver esses cuidados com a natureza, vão acontecer deslizamentos de terra, água suja etc.

As fontes de energia renovável são: energia eólica, solar, geotérmica, maremotriz, minihidráulica e biomassa. Elas não são de fácil acesso porque são caras, mas são inesgotáveis. As energias renováveis poderiam salvar o planeta porque elas não poluem o meio ambiente. A energia eólica, por exemplo, é produzida pelo vento, e a energia solar vem do calor do sol.

E as regras dos três erres são: reduzir, reciclar e reutilizar, elas também ajudariam a salvar e preservar o planeta. Nunca podemos gastar papel sem necessidade, porque ele é feito de árvores e vai desmatando o meio ambiente. E se desmatarmos o meio ambiente nós não vamos ter mais ar puro, água limpa para beber. E nós não queremos isso.

O que queremos é: água pura, ar para respirar, árvores para deixar o ar mais puro, assim teremos uma natureza melhor.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC.