Congresso Catarinense de Cidades Digitais reconhece Prefeitos Inovadores em Florianópolis, dentre eles o Prefeito de Antônio Carlos SC

“Antônio Carlos é um dos melhores municípios do Brasil. Registro aqui meus parabéns aos servidores públicos e ao povo de Antônio Carlos por mais uma conquista importante. Na semana passada, em Florianópolis, estivemos representado nosso município em mais um reconhecimento nacional com a certificação da Rede Cidade Digital. Parabéns, Antônio Carlos! Isto é apenas um reconhecimento do trabalho que, juntos, estamos dia e noite, sem parar, com muita seriedade, planejamento e foco no ser humano, atuando para que nosso município tenha, continuamente, ganhos em qualidade de vida e políticas públicas sociais. O vice-prefeito Adelino e a Secretária Melissa estiveram conosco neste importante evento, para conhecermos mais sobre as cidades digitais com intenção de aprimorarmos ainda mais o trabalho em prol do povo de Antônio Carlos. Parabéns a todos!” Prefeito Paulo Remor.

Confira a seguir informações sobre o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e veja os exemplos da iniciativa digital no município de Antônio Carlos:

Durante o 1º. Congresso Catarinense de Cidades Digitais, ocorrido no fim da semana passada (9 e 10), em Florianópolis, prefeitos receberam uma homenagem por investimentos em tecnologia em áreas como inclusão digital, segurança, finanças, governo eletrônico, infraestrutura de rede e pelo desenvolvimento de ações por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação que possam impactar na gestão e no aprimoramento dos serviços públicos, tema central do evento promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, na Fiesc.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que a certificação significa reconhecer e valorizar os prefeitos que desenvolveram iniciativas na área. Prefeitos de Antônio Carlos, Blumenau, Bombinhas, Botuverá, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Navegantes, Pinheiro Preto, Pomerode, São Bento do Sul, São José, Palhoça, Maringá (PR) e Viçosa do Ceará foram reconhecidos como Prefeitos Inovadores 2016. “Significa a evolução e, principalmente, reforçar que a tecnologia precisa ser estratégica no planejamento municipal. Hoje o gestor que não valoriza o profissional de TI para adoção de projetos nas mais diversas áreas vai ficar para trás no processo de desenvolvimento”.

No município de Antônio Carlos, os exemplos da iniciativa digital são:

*GOVERNO ELETRÔNICO: Que é um serviço de autoatendimento. Logo, elimina filas de espera e agiliza o atendimento que o munícipe quer. O aplicativo e-gov permite serviços similares às rotinas dos sistemas de Tributos e Protocolo. Como exemplo, foram as guias de IPTU, a certidão negativa de contribuinte, guias de alvará…
Ao adotar o governo eletrônico (e-gov), o município disponibiliza consultas, pagamentos e atendimento via internet, que tem dois lados positivos: o lado de quem necessita do serviço – não tem a necessidade de se deslocar, é desburocratizado e rápido -, e, o lado da administração pública – pois há redução do tempo do funcionário público a esse tipo de dedicação.

*GEORREFENCIAMENTO: É um trabalho que permite que cada ponto da cidade seja conhecido. Ainda não é estendido à sociedade como um todo (mas pode ser uma perspectiva futura. Outra questão que poderia ser para o futuro, é a Secretaria de Saúde usar, para as agentes comunitárias de saúde, para saber quantas famílias em tal área recebem bolsa-família), e, portanto, é usado para fins gerenciais. A Secretaria de Planejamento e o setor de Tributos utilizam.

*REDE DE FIBRA ÓPTICA: Por mais que o município seja predominantemente com características rurais – o Prédio da Prefeitura; as Secretarias de Saúde, de Obras e Transportes, de Agricultura e Meio-ambiente, e duas escolas, são conectadas com a rede de fibra óptica. Isso reduz custos de manutenção. Em resumo: Todas as secretarias estão interligadas; comunicação via IP (VOIP) entre todas as secretarias, escolas, etc. e chamadas externas. Centralização dos dados no paço, por um data-center moderno e eficiente.

*SEGURANÇA ELETRÔNICA: Temos seis câmeras de videomonitoramento.

*TRANSMISSÃO DAS SESSÕES ON-LINE DA CÂMARA MUNICIPAL: É disponível ao cidadão de maneira on-line as sessões semanais da Câmara Municipal. Isso intensifica ao munícipe saber o que acontece e/ou está acontecendo para com o município.
Além de iniciativas nas cidades digitais, o evento abordou a importância da tecnologia e seus impactos nas áreas fiscal, de saúde, educação, turismo, mobilidade, iluminação pública, entre outras.

O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais contou com o patrocínio master da Softplan, ENW – Inteligência em imagem e Telecom e Paradigma Business Solutions; patrocínio prata da Current – powered by GE e Khomp; e patrocínio bronze do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), NovaKoasin, CORINGA – Sistemas Inteligentes de Segurança, VIAGEO – Tecnologia em Geoprocessamento e PartcipAtiva Tecnologia em Educação.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo do Município de Antônio Carlos SC.