Professoras do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Antônio Carlos participam do encontro de divulgação da Olimpíada de Língua Portuguesa

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

No dia 27 de abril de 2016, a Undime promoveu o Encontro de Divulgação da Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve como público alvo os professores inscritos na 5ª Edição da Olimpíada. A formação proporcionou momentos de interação entre os educadores de diferentes municípios e apresentou materiais e metodologias para orientá-los no processo de elaboração de Poemas pelos estudantes do 5º ano.

As professoras do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos, Alessandra Basei, Elisiane Jaci Sagás, Mariana da Silva e Zuleide Besen, e a Diretora de Ensino, Carmen Lúcia Pitz Rasveiler, participaram do Encontro, recebendo subsídios para aperfeiçoar ainda mais suas ações pedagógicas. De acordo com a proposta do Concurso, os estudantes de 5º ano concorrem ao prêmio produzindo Poemas com o tema “O lugar onde vivo”. Neste sentido, a formação ofereceu significativa contribuição para a educação de Antônio Carlos, visto que o gênero textual apresentado no Encontro será produzido por nossas crianças sob orientação das professoras que estiveram nesta formação.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC. Fonte: Secretaria de Educação e Cultura de Antônio Carlos – Bruna Nau Técnica em Educação, Pedagoga/Orientadora Educacional e Mestra em Educação – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Idineia Bioeu, Secretária Municipal da Educação.