Antônio Carlos – Recursos Hídricos
Para incentivar o uso consciente da água e consolidar o desenvolvimento dos comitês de bacias, mais de 50 pessoas participam de curso que marca a chegada de importante município da Grande Florianópolis.
Compreender é sempre melhor que entender. Quem compreende entende duas vezes porque o ato da compreensão está imbuído de um caráter especial: a sensibilização. Para fazer compreender, entender, e sensibilizar a população da Bacia Hidrográfica dos Rios Biguaçu, e Tijucas, além de pequenas outras bacias contíguas, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas ministrou a 2ª edição do curso Prática e Procedimento, no Município de Antônio Carlos-SC.
Com mais de 50 participantes, o curso Prática e Procedimento, foi realizado nesta quarta-feira, 27 de abril, no Clube Estrela Azul, no centro do Município de Antônio Carlos, atendendo membros do Comitê Rio Tijucas, e atores estratégicos.
Palestras, apresentações, e dinâmicas em grupo
Os ministrantes do curso, os técnicos Aline Luiz Tomazi (bióloga), Tiago Manenti
Martins (engenheiro de aquicultura), e William Wollinger Brenuvida (jornalista) encontraram público seleto formado por técnicos, especialistas, e estudantes, o curso ainda contou com agricultores e moradores que partilharam as experiências e memórias de quem mora bem pertinho do Rio Biguaçu – rio que nasce e que corta o Município de Antônio Carlos.
A carga horária de seis horas teve por objetivo abordar: 1) a Lei das Águas; 2) o Panorama da gestão de Recursos Hídricos no Brasil e em Santa Catarina; 3) o Histórico da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; 4) as Atribuições de um Comitê de Bacia Hidrográfica; 5) a Atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; 6) a Estrutura organizacional e funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
Além da equipe técnica, a presença de membros da diretoria do Comitê Rio
Tijucas auxiliou o desenvolvimento dos trabalhos. Para o presidente Adalto Gomes, idealizador e membro-fundador do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o momento foi propício para divulgar e multiplicar ações do Comitê que opera desde 2001, em 13 municípios, recebendo em 2015 o Município de Antônio Carlos – e com este Município, a responsabilidade por zelar das nascentes do Rio Biguaçu. Entre os membros da diretoria presentes, nós listamos: José Leal Silva Junior, Carlos Bogoni, Rosilda Feltrim, e Patrice Barzan.
Duas palestras chamaram atenção da comunidade, o Histórico da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, ministrada por Rui Batista Antunes, Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos – Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – DRHI/SDS; e um plus realizado por Geovano Pedro Hoffmann, Geógrafo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentou um panorama do Rio Biguaçu, inclusive mencionando as enchentes históricas desde 1911.
Novos desafios
Com a entrada do Município de Antônio Carlos, no âmbito do Comitê Rio Tijucas, duas questões se impõem: a primeira é a mudança na nomenclatura oficial; a segunda é o monitoramento do Rio Biguaçu. Se o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas passa, oficialmente, a se chamar Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas; o nome comercial vai mudar de Comitê Rio Tijucas para Comitê Rio Tijucas-Biguaçu. Em relação ao monitoramento do Rio Biguaçu, o Comitê deve viabilizar recursos em projetos para o diagnóstico e ações em parceria com empresas, a sociedade civil organizada, e os poderes públicos constituídos nos municípios, e nas esferas estadual e federal.
O prefeito Paulo Remor agradece e parabeniza todos os participantes e colaboradores na organização do evento. “Quero parabenizar e agradecer aos nossos secretários e todos os parceiros e colaboradores da nossa administração pela organização que foi excelente e a todos que prestigiaram este evento que foi de grande importância e responsabilidade,” destacou o prefeito.
Colaboradores na organização: Sebastião João Petry (Secretário da Agricultura); Flávia Danúbia Junkes; Luciany Kuster Correa; Marlise Sonntag Mayer;Marise Prim Muller; Andreia Elias de Souza Pinheiro; Salésio Voltolini; Márcia Silva; Rosângela Weber; Madelaine Mafra; Juliana Hoffmann; Rosilda Helena Feltrin e José Gilson Garcia.
Por: Euclides Kerntopf. Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos/SC. Fonte: William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC). Assessoria de Comunicação do Comitê Rio Tijucas. Fotografias: Euclides Kerntopf.