Prefeito Paulo Remor prestigia inauguração do novo Quartel do Corpo de Bombeiros de Biguaçu

A semana começou com boas notícias para os biguaçuenses: foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (04/04) a nova sede da 3ª Companhia do 10º Batalhão de Bombeiros Militar no município.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, e o comandante do Corpo de Bombeiros de Biguaçu, major Christiano Cardoso.

O novo quartel está localizado na Rua Bertoldo Simão de Oliveira, no bairro Universitário, sendo que a antiga sede da corporação funcionava em imóvel alugado. O Corpo de Bombeiros passará a contar agora com uma melhor estrutura, acesso e agilidade para atendimento de ocorrências. A obra, com área total de 605,73 m² em dois pavimentos, teve início no final de 2014, com investimento do Governo do Estado, por meio do Pacto por Santa Catarina, na ordem de R$ 771.106,95, contando com o apoio técnico e logístico da Prefeitura de Biguaçu. Durante a solenidade foram apresentados os participantes do projeto Bombeiro Mirim, através de parceria entre a corporação e a Prefeitura. A iniciativa é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional destinado a uma turma composta por 40 adolescentes com idade de 10 a 14 anos.

O objetivo é promover a orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como base as atividades do Corpo de Bombeiros, como acidentes domésticos, noções de prevenção contra incêndios, primeiros socorros e acidentes de trânsito.

O curso terá duração de dois meses e será promovido no Centro de Referência de Assistência Social de Biguaçu.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mocellin, entregou o diploma de “Amigo do Bombeiro” à superintendente de Relações Institucionais, Genivalda Ronconi, por sua atuação engajada no crescimento da corporação no município, através da coordenação da Defesa Civil e ações sociais junto à comunidade, além de ter desempenhado papel fundamental na viabilização do projeto e execução da obra do novo quartel.

O prefeito Ramon destacou “que esta inauguração significa uma grande conquista para Biguaçu. Quando assumimos a Prefeitura em 2009, a corporação estava instalada em um galpão sem condições para que os nossos amigos bombeiros pudessem desempenhar sua nobre missão de atender a comunidade e hoje em 2016 inauguramos seu novo quartel, em prédio próprio. Esta obra tem a marca da nossa gestão, com qualidade, união e comprometimento com a população”.

Para o governador Colombo, “sempre que conseguimos melhorar a infraestrutura, oferecer novos e modernos equipamentos, entendemos estar reconhecendo, valorizando e homenageando todos os profissionais, no caso, hoje, os bombeiros. Eles colocam as suas vidas em risco para proteger os cidadãos catarinenses. Aqui estamos entregando um complexo totalmente novo, muito bem equipado e com condições de oferecer o melhor apoio à comunidade”.

Antes de participar da cerimônia de inauguração, o governador visitou o Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass. Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mocellin, afirmou “que o dia de hoje é uma data especial para nossa instituição e um momento para agradecer à Prefeitura pela doação do terreno e do apoio para a construção desta nova sede e ao Governo do Estado por toda atenção à corporação, que nos últimos anos proporcionou um salto de qualidade em estrutura e frota. Aqui em Biguaçu, com a nova instalação própria e um caminhão de combate a incêndio os investimentos superam R$ 1 milhão”.

Também prestigiaram a inauguração o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, o prefeito de Antônio Carlos, Antonio Paulo Remor, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, o presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu, Vilson Norberto Alves, secretários municipais, vereadores, autoridades do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Aérea, Exército e Marinha, bem como a comunidade em geral.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC. Fonte: Jornal Biguaçu em Foco.