Vice-prefeito Adelino B. Kretzer representa Antônio Carlos (SC) no XIV Congresso Catarinense de Municípios

Cerca de 1000 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos municipais, agentes políticos estaduais e federais, diretores e dirigentes de instituições públicas e privadas, participam até amanhã (17), na Expoville, em Joinville, do XIV Congresso Catarinense de Municípios com o tema central as Eleições Municipais: Condutas Vedadas e Encerramento de Mandato.

A abertura do Congresso aconteceu no final da tarde desta terça-feira (15), e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais. A atual crise financeira que atinge os municípios brasileiros foi enaltecida pelas autoridades presentes.

O presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Evandro dos Santos, prefeito de Paulo Lopes, compôs a mesa de autoridades na abertura do evento, representando o Consórcio CIGA. Para Evandro “o Congresso é uma oportunidade de buscarmos conhecimentos, principalmente nós gestores em fim do mandato”.

Evandro disse que a responsabilidade que os prefeitos têm no último ano de administração municipal é muito grande com a população e no cumprimento de legislações como a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Também participam do Congresso os diretores da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Faraco, Executivo, e Gilberto Brasil, Administrativo e Financeiro.

Sisi Blind, presidente da FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, ressaltou que os três dias de Congresso estão sendo especiais, com debates em torno de assuntos essências, importantes e fundamentais para este tempo da nossa vida.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, representou o Governador Raimundo Colombo que não pode estar no evento porque estava em Brasília de uma negociação penosa e dura das dívidas do estado, liderando um processo extremamente importante e relevante para o estado e para os municípios catarinenses.

“A crise é sempre uma oportunidade para buscarmos entendimento, para caminhar para os bons caminhos, e para combater os problemas com alternativas criativas e inteligentes, que possam nos levar para dias melhores”,

Nesta quarta-feira também acontece o XII Congresso de Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais.

Outro destaque do dia foi a palestra do professor Orides Mezzaroba, pós-doutor em Direito.

Com o tema “A crise de representatividade: (Re)pensando o modelo de democracia de partidos”, Mezzaroba disse que atualmente os gestores políticos estão distanciados das demandas sociais.

“Vivemos uma crise de representatividade com partidos políticos que não desempenham o papel que deveriam desempenhar. É bonito ver as pessoas na rua, mas é lamentável vermos a população levantando bandeiras contra os partidos políticos. Isto para uma jovem democracia como a nossa não é bom, não é salutar”, enfatizou.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antonio Carlos SC. Fonte: Assessoria de Comunicação da GRANFPOLIS.