Antônio Carlos – Santa Catarina – Estrada do Louro

Segue logo abaixo a transcrição, na íntegra, da matéria jornalística produzida pelo Jornal Biguaçu em Foco e aqui reproduzida:

Fizeram de tudo para inviabilizar asfalto, mas estrada do Louro está sendo asfaltada

Previsão para entrega da pavimentação da rodovia Louro-Santa Bárbara é junho deste ano

Na terça-feira desta semana (01/03), o prefeito de Antônio Carlos, Paulo Remor (PP) e seu vice Adelino Kretzer (PP) foram vistoriar as obras de asfaltamento da estrada Louro-Santa Bárbara, no interior daquele município. As obras vêm em vento em popa e a previsão de inauguração é junho deste ano. O primeiro trecho já estará pronto até o final deste mês de março. O prefeito não escondeu sua felicidade em ver as obras fluindo e com o sentimento de que “eles não venceram”.

O que significa isso? É que para viabilizar, o prefeito Remor precisava de um aval da Câmara de Vereadores para contrair financiamento junto ao Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). Mesmo tendo a prefeitura as condições financeiras para contrair o financiamento, por pouco a câmara não aprovou e o prefeito teve de suar a camisa para viabilizar a obra. A pressão da população na Câmara foi decisiva.

E para finalizar o trabalho, Paulo conseguiu verba federal a fundo perdido que, junto com o financiamento estadual, viabilizou o asfaltamento do trecho entre Louro a Santa Bárbara, coincidentemente a mais antiga estrada de Antônio Carlos.

Sim, essa estrada existe há exatos 186 anos e nunca recebeu uma pavimentação sequer. Foi por ela que os imigrantes alemães vindos de São Pedro de Alcântara passaram com o objetivo de colonizar as terras do interior do vale do Rio Biguaçu, hoje município de Antônio Carlos.

LUTA

Pelo valor histórico e importância econômica (Louro e Santa Bárbara são importantes produtores de hortifrutigranjeiros), a estrada local já deveria ter sido asfaltada há muito tempo. Mas mesmo assim, não foi fácil conseguir a aprovação da Câmara e, ainda sim, ocorreu devido à pressão popular e o prefeito Paulo Remor teve de se estressar para conseguir essa benfeitoria.

“Estou muito feliz por ter conseguido finalmente viabilizar essa obra”, disse Remor num misto de alegria e alívio do “pior já passou”.

OBRA

O afastamento da rodovia Leopoldo Freiberger, como é chamada oficialmente a estrada entre Louro a Santa Bárbara, custará R$ 1 milhão e 72 mil. Desse total, o Governo Federal repassou R$ 491,7 mil e a prefeitura tem a contrapartida de R$ 580,6 mil, quantia esta para a qual contraiu empréstimo junto ao Badesc.

A previsão da obra é para agosto de 2016, mas tudo indica que será entregue um mês antes.

PREVENÇÃO

Para evitar transtornos futuros, a obra vem sendo realizada tendo a preocupação com a drenagem de águas. No início, a rodovia é cortada por um riacho. “Estamos viabilizando dreno de fora a fora e escoamento para todos os cantos. Isso para evitar que a água invada a pista”, observou o prefeito.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC. Fonte: Jornal Biguaçu em Foco – Edição 3.023 de 03 de Março de 2016 -QUINTA-FEIRA. ANO XXIII.