Centenas de mudas são distribuídas no Dia da Árvore em Antônio Carlos

Conhecido como a “Terra dos Verdes Vales e das Hortaliças” e como a “Capital Catarinense das Hortaliças e dos Hortifrutigranjeiros”, Antônio Carlos, situado na região da Grande Florianópolis, caracteriza-se pela presença de exuberantes paisagens cortadas por rios e cachoeiras de águas cristalinas. Numa cidade marcada pelo verde, o Dia Nacional da Árvore foi lembrado com uma programação especial nas escolas da rede municipal de ensino.

Por iniciativa do Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, via Horto Florestal de Antônio Carlos, em parceria com a Sul Catarinense, foram distribuídas nesta segunda (21), em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, mais de 900 mudas de árvores de espécies nativas da região, tais como o Araçá, Aroeira, Canafístula, Carnaúba, Cedro-rosa, Sibipiruna, Ingá, Jacarandá, Jambolão, Ligustro, Palmeira real, Palmito juçara, Pau-brasil.

Na Escola Municipal D. Afonso Niehues o prefeito Paulo Remor fez o plantio simbólico de uma árvore que marcou a ação da Prefeitura de Antônio Carlos com os alunos e professores da Rede Municipal. “É de fundamental importância que todos tenham a consciência do quanto é significativo preservar as árvores e a natureza como um todo. Antônio Carlos, também conhecida como a “Terra dos Verdes Vales”, encanta a todos nós e visitantes com sua beleza natural. Portanto, somos todos responsáveis por preservar o meio ambiente como forma de constituirmos um futuro cada vez melhor”, enfatizou o Gestor. O ato teve como propósito ampliar a conscientização e mostrar para as crianças a importância da preservação da natureza.

Na ocasião, diretoras, professoras, servidores públicos, juntamente com o Secretário Municipal Altamiro A. Kretzer (da Educação e Cultura), José Roberto (Chefe de Gabinete) e a Secretária Marlise Sontag Mayer (da Agricultura e Meio Ambiente) também orientaram os alunos sobre a técnica de plantio e importância das árvores, bem como sobre a constante preocupação da Administração Municipal em prol do meio ambiente. “Nossa intenção é agregar valores em defesa do meio ambiente, chamando a atenção para a importância da arborização. Fomentar a educação ambiental junto aos jovens alunos significa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do município e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Altamiro A. Kretzer.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação – Prefeitura de Antônio Carlos.