Antônio Carlos está entre os municípios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis

O governador em exercício, desembargador Nelson Schaefer Martins, sancionou  nesta terça-feira (09/09), a Lei complementar 01/14 que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis, composta por nove municípios. São eles: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara. Os demais 13 municípios da região formam a área de expansão metropolitana da Grande Florianópolis.

O prefeito Antônio Paulo Remor participou do ato realizado no Centro Administrativo, e representou a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, entidade da qual é vice presidente, da qual estiveram presentes prefeitos da região, secretários de estado, dirigentes de empresas estatais, deputados, representantes da sociedade civil, entre outras autoridades.

A Lei sancionada prevê a criação da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), autarquia de regime especial, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e  institui, ainda, o Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), órgão de caráter normativo e deliberativo, que terá, entre outras atribuições, promover e aprovar o Plano Integrado de Desenvolvimento da região e deliberar sobre os projetos que serão desenvolvidos no âmbito da RMGF.

Remor tem boas expectativas em relação a RMGF na busca de soluções integradas para problemas de mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, entre outros. Segundo o prefeito, os municípios menores, como Antônio Carlos,  terão maior possibilidade de desenvolvimento, a partir de investimentos nacionais e internacionais.

Maria Helena
Assessora de Comunicação da GRANFPOLIS