Seminário discute alfabetização na idade certa

Os novos paradigmas da educação e o desafio de romper as formas padronizadas de ensinar, com o objetivo de garantir às crianças mais aprendizagem. O tema foi destaque no Seminário  Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que reuniu nesta terça-feira, dia 19, no auditório da Prefeitura professores e professoras da rede municipal de ensino de Antônio Carlos.

O secretário de Educação e Cultura, Altamiro Antônio Kretzer, fez a abertura do evento, ocasião em que destacou a importância deste pacto desenvolvido em parceria entre o governo federal, os estados e municípios. Destacou que esta é uma ação inédita que já vem sendo ampliada para atender o ensino médio.

A palestra da professora Ana Lúcia Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina, formadora do PNAIC – Pólo Laguna, sobre o processo de alfabetização na perspectiva do letramento, abriu o Seminário.Durante todo o dia foram apresentados os projetos pedagógicos que vem sendo desenvolvidos pelas escolas, divididos em 4 grupos, e que destacaram os métodos utilizados e os resultados obtidos nas turmas de 1º aos 5º anos.

O prefeito Antônio Paulo Remor fez questão de prestigiar o Seminário que, segundo ele, além de proporcionar importantes discussões sobre o processo de alfabetização, é uma excelente oportunidade para destacarmos os projetos das escolas. Lembrou, ainda, a importância efetiva que é dada a educação em Antônio Carlos e que tem conferido ao município, excelentes índices na área.