Recolhimento de lixo em Antônio Carlos está ameaçado
O serviço de recolhimento de lixo urbano em Antônio Carlos vem apresentando deficiências e pode se tornar ainda mais precário. A afirmação é da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Sonntag Mayer.
Segundo a secretária, a administração Paulo Remor/Adelino Kretzer encontrou o maquinário sucateado, inclusive o caminhão que faz o trabalho de recolhimento de lixo. Com frequência este caminhão necessita de reparos mecânicos e o serviço precisa ser suspenso. Além disto, apenas três servidores executam o trabalho e, em casos de afastamentos, por doença, por exemplo, não podem ser substituídos, por falta destes profissionais.
Ainda segundo a secretária, a administração buscou uma solução para garantir o serviço à população que foi o de encaminhar à Câmara Municipal de Vereadores projeto para suplementação orçamentária, com o objetivo de contratar empresa especializada, até que a Prefeitura tivesse condições financeiras para a aquisição de novos caminhões. O projeto não foi aprovado pelos vereadores Abraão Feltes, Anice Josiane Wiese da Silveira, Eliziário José Schmitt, Vera Lucia Conrat da Silveira e Edson Lair Decker, e o recolhimento de lixo em Antônio Carlos continuará de forma precária, o que vem ocorrendo há vários anos. Ressaltou que o orçamento deste ano foi elaborado pela administração anterior e que, pela primeira vez, uma solicitação de suplementação orçamentária não foi aprovada pelo legislativo.Marlise Mayer pede a compreensão da população que já vem enfrentando transtornos com lixo acumulado.