Ministro da Educação realizará visita no EEB Altamiro Guimarães
Na quinta-feira, 18 de outubro, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, juntamente com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, irão realizar uma visita na Escola Estadual Básica Altamiro Guimarães, localizada em Antônio Carlos. Esta visita ocorrerá devido ao alto índice que a instituição teve no IDEB 2011 ficando na 4ª colocação em Santa Catarina com a média 7,4 nos anos iniciais do ensino fundamental.
O diretor da instituição, Jucélio Laudelino Schmitt, afirma que ficou surpreso com este dado e a escola não mudou o jeito de trabalhar em nenhum momento para melhor a nota do IDEB. "Este resultado vem do bom trabalho dos professores juntos com os nossos alunos", revela Schmitt. "Todo o aluno que a escola percebe que tem dificuldade, o mesmo tem o acompanhamento de outro professor", completa.
Estes dados foram divulgados na terça-feira, 14 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC). Mostrou também que Santa Catarina melhorou na qualidade da educação básica, sendo o estado com IDEB mais alto do país nos anos finais do Ensino Fundamental (com a média de 4,9) e Ensino Médio (com 4,3), ambos ficando em 1º colocado. Já os anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, Santa Catarina ficou em 2º colocada (com a média de 5,8), perdendo apenas para Minas Gerias, 5,9.
O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep – Prova Brasil que é realizada com o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes respondem a itens de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.