Saúde e bem-estar
Caros leitores,
Dia 31 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Combate ao fumo. Já escrevi sobre esse assunto antes, mas ele é de tal importância que vale a pena ressaltar os benefícios que existem em parar com o hábito de fumar. O tabagismo hoje é considerado o maior causador de doenças que podem ser evitadas ao longo da vida. Fumar causa diversos tipos de câncer como o de pulmão, estômago, boca, língua, renal; doenças respiratórias crônicas como o enfisema pulmonar; doenças alérgicas; impotência sexual (tanto no homem como na mulher); envelhecimento precoce; depressão; ansiedade e dezenas de outros problemas que encheriam essa folha de jornal.
Entretanto, os governos devem investir principalmente em métodos de prevenção ao tabagismo. O alvo principal são os adolescentes. A indústria do cigarro investe bilhões de dólares em propaganda indireta, como heróis e vilões que fumam no cinema, cigarros aromatizados e coloridos, disponibilidade em diversos locais como padarias e lojas de conveniência, misturados a balas e outras guloseimas.
O ideal seria a venda de cigarro em locais específicos, as chamadas tabacarias. Proibir fumar em local público é outro incentivo porque se evita assim o tabagismo passivo (pessoas que convivem com fumantes e respiram uma fumaça mais tóxica que a inalação pelo fumante). É natural que os fumantes sintam-se discriminados. Na verdade está se evitando que outras pessoas "fumem por tabela". Com essas medidas sendo tomadas (como já o é em países de primeiro mundo), o fumante acaba fumando menos e é estimulado a parar também. A população deve exigir dos seus governantes métodos de abordagem ao fumante, fornecendo tratamento e explicando o porquê de medidas tão radicais. Assim será evitado que o governo gaste verdadeiras fortunas em tratamentos, quando sai mais barato a prevenção.
Vamos pensar nisso? Quem sabe no dia 31 de maio consigamos um primeiro passo na decisão de parar de fumar? Você fumante leitor, tome uma decisão e procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa para mais informações sobre o parar de fumar. Não é tão difícil como se pensa. Boa sorte! (Nelson Cardoso – médico psiquiatra do Posto de Saúde)