Técnicos da AGESAN realizam visita em Antônio Carlos

A pedido da Prefeitura de Antônio Carlos e também da Vigilância Sanitária a equipe de fiscalização da AGESAN (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina) esteve no município no dia 31 de janeiro realizando uma vistoria no Sistema de Abastecimento de Água (SAA).  Esta visita ocorreu devido às instituições terem relatado para a agência que a qualidade da água de Antônio Carlos não estava de acordo com os padrões determinados pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Planejamento, Mário Luiz Junckes, juntamente com as agentes da Vigilância Sanitária do município, Eloíza Schmitt e Maria Carolina Mannes, reuniram-se neste dia com os fiscais da AGESAN, no qual discutiram a situação do saneamento em Antônio Carlos, e também uma proposta de projeto que levante as condições do uso e ocupação do solo, o total da área de captação de água e em torno das nascentes municipais para sua preservação.

Os técnicos da agência foram junto com as agentes até a área de captação de água da CASAN e também na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizado no Alto Rio Farias. Foi observado que estão sendo tomadas as devidas providencias para a proteção do manancial e que está em fase final as obras na nova ETA no município.

A antiga e atual ETA continua funcionando em situação inadequada. A CASAN de Antônio Carlos possui apenas um funcionário para fazer toda a parte operacional. Diante do que foi encontrado, a concessionária foi notificada.

A AGESAN já agendou uma nova visita de retorno para realizar a fiscalização de acompanhamento, que consiste em averiguar se as medidas apontadas nesta fiscalização foram atendidas.