Secretaria de Educação estuda mudanças no transporte escolar

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, estuda a possibilidade de efetuar mudanças no atendimento dos estudantes do ensino superior e médio que estudam fora do município. Atualmente cerca de 140 alunos são beneficiados com a concessão de passes escolares pela Prefeitura no deslocamento dentro do município e até Florianópolis. No ano de 2011 o investimento na área ultrapassou R$ 250.000,00.

Segundo secretário de Educação, Conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Federal nº 9.394), todo este investimento não é contabilizado para a Prefeitura como gasto em Educação, pois esta Lei atribui ao Governo Federal a responsabilidade com a Educação Superior e ao Estado, junto com a União a responsabilidade com o Ensino Médio. Cabendo ao município a responsabilidade com a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos.

"Estamos estudando uma medida que diminua os custos de manutenção do Projeto e ainda proporcione maior conforte e diminua o tempo de deslocamento dos estudantes até Florianópolis. A ideia é contratar veículos fretados exclusivos para os estudantes, com saídas de manhã, meio dia e fim de tarde da Rodoviária de Antônio Carlos, passando pela Univali, Estácio de Sá, IFSC, UFSC e UDESC, depois retornando. Os horários de saída e retorno serão adequados com o inicío e fim das aulas em cada período. Para os estudantes que moram no interior do município, a Secretaria da Educação continuará fornecendo o passe escolar no deslocamento do interior até o Centro de Antônio Carlos", revela o secretário.

Antes da mudança, a Secretaria está realizando uma pesquisa, via e-mail, contatando todos os estudantes para manifestarem sua opinião. Os beneficiados pelo projeto deverão preencher um questionário e encaminhá-lo para o e-mail: secretario.edu@antoniocarlos.sc.gov.br,  até o dia 06 de fevereiro de 2012. Antoniocarlenses sua participação é muito importante e necessária, pois será respeitada a opinião da maioria dos estudantes que responderem o e-mail. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Educação ou pelo telefone: (48) 3272-1657.