Proerd é lançado em Antônio Carlos

Para marcar os 10 anos e o lançamento deste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Antônio Carlos, a Secretaria da Educação e Cultura, através do Projeto Educacional para um Trânsito Seguro (PETS), proporcionou na sexta-feira, 26 de agosto, um dia diferente para os alunos do Ensino Fundamental, com a apresentação da peça teatral " Calota e Gasolina em Trânsito".

Esta peça tem como objetivo educar e conscientizar os alunos para um trânsito mais seguro.  Há sete anos em cartaz, o espetáculo já foi assistido por mais de 900.000 mil pessoas nos estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Ganhou o VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), na categoria Programa de Educação para o Trânsito.

A apresentação deste espetáculo aconteceu no auditório da Prefeitura e teve duração de 30 minutos.

Proerd

Há 10 anos a Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, em parceria com a Polícia Militar, através da Secretaria da Educação e Cultura, iniciou o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), que atende alunos do 5ª ano da Rede Estadual e Municipal de Ensino. O programa visa preparar as crianças a dizer não as drogas.

"Este ano iremos atender aproximadamente 160 estudantes", declara Antônio Melo, sargento da Polícia Militar e responsável pelo programa em Antônio Carlos. "100% dos alunos dos 5º anos serão atendidos por este programa", completa.

As aulas iniciaram em 24 de agosto. A formatura está prevista para dezembro.  Os alunos terão dez encontros semanais de uma hora em que aprenderão a identificar e combater todos os tipos de drogas e ainda sobre todos os problemas psicológicos e as doenças que os tóxicos podem causar. As aulas serão ministradas pelo próprio sargento, em que abordará os seguintes temas: como lidar com pressões de grupos e das pessoas, maneiras de como estar em controle diante a oferta da droga, e dizer não as drogas. O programa também fala sobre quatro tipos de drogas, maconha, álcool, cigarro e inalantes como, por exemplo, cola de sapateiro.

Segundo Melo, para marcar os 10 anos do programa no município pretende-se criar o Proerd para os pais, para que quando questionados sobre as drogas, possam orientar de maneira correta o seu filho em relação aos malefícios que as drogas causam.

O Proerd nasceu nos Estados Unidos – DARE (Drug Abuse Resistence Education) – e hoje atende 58 países com o apoio de governos e ONGs. No Brasil foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.  Em Santa Catarina o trabalho iniciou no ano de 1998 em Lages e Chapecó, hoje é coordenado e desenvolvido pela Polícia Militar em todos os 293 municípios do estado. No município de Antônio Carlos existe desde 2001, e já atendeu mais de 1500 crianças.