Secretaria da Saúde realiza campanha sobre Diabetes
No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabete. A Secretaria da Saúde de Antônio Carlos realizou uma campanha de prevenção a esta doença em 16 de novembro. Em vários pontos do município as agentes de Saúde entregaram panfletos que mostram os cuidados de prevençaõ contra a diabete.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, diabete é uma doença que impede o correto aproveitamento dos alimentos que a pessoa come, principalmente os açucares (glicose), devido à carência parcial ou total de um hormônio chamado insulina. Existem vários sintomas que caracterizam o surgimento da diabete nas pessoas, são eles: aumento do volume urinário, sede exagerada, perda de peso, fraqueza, cansaço, machucados que não cicatrizam, formigamentos nas mãos e pés, náuseas e coceiras.
Segundo a enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família de Antônio Carlos, Ana Márcia da Silveira Schmitz, a diabete é um doença hereditária, ou seja, passa de pai para filho. "Se o pai ou a mãe for diabético, um de cada cinco de seus filhos poderá ter essa doença", revela a enfermeira.
Ana Márcia afirma que a obesidade também favorece o aparecimento da diabete. Outros fatores que também pode acelerar o surgimento desta doença é a gravidez, menopausas, intervenções cirúrgicas e infecções graves.
A diabete não tem cura, mas tem tratamento. Existem pessoas que consegue controlar esta doença fazendo uma dieta equilibrada como: evitando doces, controlando consumo de massas e frutas e praticando exercícios físicos. Já outras pessoas precisam tomar comprimidos chamados "hipoglicemiantes" para evitar que a glicose atinja níveis altos no sangue. Também a casos que além da dieta precisam da injeção diária da insulina.