Drenagem Urbana e o Crescimento da Cidade

Durante os últimos 2 anos as enxurradas e enchentes tem dado muita dor de cabeça para os gestores públicos municipais de Antônio Carlos. Por duas vezes neste período, o município decretou situação de emergência, por ter sofrido bruscas enchentes e enxurradas, trazendo grandes prejuízos para o município e para a população. As áreas mais vulneráveis de alagamentos é a parte central da cidade, que vem sofrendo constantes impactos devido as fortes chuvas.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e presidente do COMDEC (Conselho Municipal de Defesa Civil), engenheiro, Mário Luiz Junckes, a Prefeitura está elaborando projetos para conter as enxurradas, fazendo um reforço na drenagem existente, tendo como parâmetro a área da bacia hidrográfica do centro da cidade, levando em consideração o tempo de recorrência das chuvas e demais parâmetros técnicos. Para isto, a prefeitura contratou uma empresa especializada para a elaboração dos projetos de drenagem pluvial, que após concluído, irá licitar e implantar uma nova rede pluvial para contensão das enxurradas.

Os projetos a serem licitados com parte dos recursos da Defesa Civil Nacional, é a implantação de uma nova drenagem pluvial do trecho da rua Florianópolis até a rua Sete de Setembro, área esta que sofreu bruscamente com as últimas enxurradas, implantando neste trecho uma nova drenagem como reforço, com tubulação de 0,80 metros de diâmetro.

Será implantado com os recursos da Defesa Civil Nacional, o projeto de uma nova drenagem com uma tubulação de 1,50 metros de diâmetro, partindo da vala atrás do prédio da Prefeitura até a rua Saul Antônio Scherer e desta rua com tubulação de 1metro de diâmetro até a Servidão Manes, ligando esta até a rua João Henrique Pauli com uma tubulação de 0,80 metros de diâmetro, captando as águas pluviais desta via.

"Outra obra a ser executada com recursos próprios do município para contensão das enxurradas, é a implantação de uma nova rede pluvial na rua José Luiz Hoffmann com tubulação de 1,50m de diâmetro, captando todas as águas pluviais que deslocam naquela rua, vinda das encostas dos morros", declara, Junckes. "Com isso, segundo estudo realizado, iremos conter os problemas de alagamento com as enxurradas em nossa cidade", completa.

O problema maior a ser enfrentado é o represamento dos canais que conduzem as águas até o rio Biguaçu, provocando alagamentos, quando o rio Biguaçu estiver cheio, fazendo que tenhamos enchentes na área central da cidade, como ocorreu na última enchente, devido o desnível do rio em relação as áreas mais baixas da cidade. Este cenário é preocupante e requer um estudo mais aprofundado, levando em consideração o crescimento da cidade que é acelerado, do qual requer um planejamento de ações em termos futuros, de médio e longo prazo para a solução do problema.

Todos os canais de escoamento de águas pluviais da área urbana, serão limpos e quando possível alargados, para melhor fluxo de escoamento das águas das chuvas. Estes trabalhos deverão ser iniciados no mês de outubro.