Educação de Antônio Carlos é mais uma vez destaque no IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep – Prova Brasil que é realizada com a quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental. Os estudantes respondem a itens de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática com foco na resolução de problemas.

No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.  Em 2009, pela primeira vez, algumas escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal, com mais de 20 alunos, também foram avaliadas e conquistaram uma boa média. Veja a tabela abaixo:

Nome da Escola

Anos Iniciais – 4ª Série- 5º Ano

Anos Finais     8ª Série – 9º Ano

EEB Altamiro Guimarães

6.1

4.9

Núcleo Escolar Pe Alfredo Junkes – Guiomar

Núcleo Escolar Municipal Professora Xênia Goedert Kremer – Louro

5.4

Núcleo Escolar Municipal Cônego Doutor Raulino Reitz – Santa Maria

6.3

Não possui

Individualmente o N.E.M. Cônego Doutor Raulino Reitz de Santa Maria, foi a escola que obteve a melhor nota na avaliação índice 6.3. A Professora Carmem Pitz, professora da turma, alunos e funcionários da unidade escolar ficaram felizes e orgulhosos com o resultado.

Abaixo quadro da realidade estadual e nacional.

Dados Estaduais/Nacionais – Apurados

Anos Iniciais – 4ª Série- 5º Ano

Anos Finais     8ª Série – 9º Ano

Estado de Santa Catarina – Rede Estadual

4.2

Brasil – Rede Estadual

4.9

3.8

Brasil – Rede Municipal

4.4

3.3

Para o secretário de Educação Fábio Egert, os resultados positivos conquistados pelo município, superando os números da média estadual e nacional, são reflexo dos investimentos realizados pela Prefeitura e Estado no setor Educacional, somados a dedicação dos professores, diretores e funcionários que trabalham na Educação nas Redes Municipal e Estadual no vários níveis de ensino. "Continuaremos a trabalhar para melhorar nossos índices a cada ano, completa Fábio".