Mulher cuide-se!

A Prefeitura de Antônio Carlos, através da Secretaria da Saúde, alerta todas as mulheres antoniocarleses sobre os cuidados que devem ter com sua saúde. O câncer de mama e o câncer do colo do útero são doenças femininas que matam milhares de mulheres todos os anos.

Câncer de Mama

O câncer de mama é muito fácil de ser descoberto. Toda a mulher a partir dos 21 anos deve fazer mensalmente o auto-exame de mamas em casa, sete dias após a mestrução. Já na menopausa deve se definir um dia no mês para realizar o auto-exame, sempre com um intervalo de 30 dias.

Como fazer o auto-exame?

Existem três maneiras para fazer o auto-exame. A primeira é antes do banho, a mulher deve se posicionar em frente ao espelho e observar os dois seis, com os braços caídos, em seguida com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e depois com as mãos atrás da cabeça. Veja o tamanho, forma da pele, mamilo, posição e aréolas. Qualquer alteração, depressão ou saliência, ou rugosidade você deve procura seu médico.

A segunda maneira é a palpação de pé. Durante o banho, com as mamas ensaboadas, a mulher deve deslizar as mãos sobre as mamas, com os dedos unidos, use a mão direita para alpapar a mama esquerda e a mãos esquerda para apalpar a direita. Procure sempre caroços, alterações de consistência, secreções ou saliências. Achando uma dessas alterações, procure imediatamente seu médico.

Já a terceira é a palpitação deitação. Você mulher deve se deitar num lugar plano, de preferência em cima da cama, coloque uma tolha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Em seguida faça a mesma coisa com a outra mama. Apalpe toda a mama através de movimentos circulares.

Antoniocarlense lembre-se que o auto-exame de mama deve ser realizado regularamente. Qualquer alteração você deve procurar seu médico

Câncer do Colo do Útero

Ao contrario do câncer de mama que pode ser feito o exame em casa. O câncer do colo do útero é feito pelo médico, através, do exame muito conhecido pelas mulheres, o Preventivo, que sonsite na coleta de de secreções no colo do útero. Toda mulher que tem ou já teve alguma atividade sexual deve fazer este exame, em especial as de 25 a 59 anos de idade.