“Xô Dengue” é tema de campanha em Antônio Carlos

O verão está chegando e o mosquito Aedes Aegypti que transmite uma doença grave, dengue, volta aparecer nesta época.  A Prefeitura de Antônio Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, realizará uma campanha para combater a dengue no município.

A campanha que trás como tema "Xô Dengue", será voltada para os alunos da rede municipal e estadual de ensino, pré à 4ª série, que tem como objetivo combater o aparecimento do mosquito em Antônio Carlos, assim orientar e conscientizar os alunos de como evitar o surgimento do Aedes Aegypti.

Fiscais da Vigilância Sanitária do município passarão nas escolas entre os dias 16 a 20 de novembro ministrando palestras sobre o que é, como se transmite, sintomas e prevenção da dengue. Também será entregue para os estudantes gibis falando sobre a dengue e serão realizadas brincadeiras relacionadas ao tema. Cada aluno ganhará um jogo que mostra o que é certo e errado na dengue. Antoniocarlenses atenção! A dengue já é considerada uma epidemia nacional. Quem contrai está doença e não é descoberta no início, pode ir a óbito. No Brasil todos os anos várias pessoas morrem de dengue por falta de informação e também por não procurar ajuda médica assim que começa sentir os sintomas dessa doença. Ajude o país a vencer a guerra contra a Aedes Aegypti.

Saiba mais sobre a Dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e pode atacar pessoas de qualquer idade. A Transmissão ocorre através da picada do mosquito fêmea infectado com vírus da doença. A melhor forma para se prevenir esta doença é combater as larvas do mosquito que fica em locais que tem acúmulos de água como caixas d' água, tambores, pneus, poços, pratos de vasos e xaxins, calhas, latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, jarros de flores, latões, sacos plásticos, lixeiras garrafas e bebedouros de água dos animais. O mosquito também se cria em plantas, bromélias, bambus, bananeiras, gravatás, etc.

Este mosquito tem uma vida muito curta, aproximadamente 45 dias, mas o maior problema são seus ovos que sobrevivem mais de um ano. A melhor forma de prevenir a dengue é colocar areia nos pratinhos de vasos das plantas, guardar os pneus em locais cobertos, tratar a água da piscina com cloro, guardar as garrafas de boca para baixo, fechar os ralos da cozinha e banheiro, evitar qualquer recipiente que acumule água a céu aberto, trocar pelo menos duas vezes ao dia a água do bebedouro dos animais, limpe as calhas e lajes, tampar as caixas d' água, poços, tambores, evitar plantas que acumulem água, etc.

Toda pessoa que sentir dores de cabeça, nos olhos, músculos e juntas, febre alta por vários dias, falta de apetite, fraqueza, manchas avermelhadas por todo o corpo e desânimo, deve ir rapidamente ao posto de saúde ou hospital mais perto da sua casa, pois estes são alguns dos sintomas da dengue.  Quem contrair esta doença deve ficar de repouso e principalmente beber muito líquido.

Receitas contra a Dengue

1º Misture 1 litro de água com 2 mililitros de água sanitária e borrife sobre as plantas todos os dias.

2º Espalhe a borra de café pelos vasos de plantas e no jardim. Mas só use a borra de café preparado sem açúcar. Se não, em vez de mosquitos, vai acabar atraindo formigas e baratas.