Projeto de turismo regional resgata os “Caminhos da Imigração Alemã”

Os traços culturais, a arquitetura preservada, a carinho do povo, os sabores típicos e as belezas naturais são os principais atrativos a serem explorados pelo projeto de turismo integrado "Caminhos da Imigração Alemã" desenvolvido em oito municípios da Grande Florianópolis.

A herança da colonização germânica e os principais equipamentos turísticos existentes nas cidades de Anitápolis, Angelina, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, São Bonifácio, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado e Antônio Carlos fazem parte do projeto regional, que está em fase de implantação.

Representantes das secretarias de Turismo e Cultura destes municípios vem se reunindo periodicamente para o planejamento de ações integradas. O lançamento do "Caminhos da Imigração Alemã" está agendado para a festa típica Oktobertanz, que será realizada em São Pedro de Alcântara no último fim de semana de setembro em comemoração aos 180 anos de Imigração Alemã em Santa Catarina. Será distribuído material gráfico de divulgação da região, e também apresentado o site do roteiro.

A proposta inicial é divulgar os equipamentos e atrativos turísticos que já operam nesses municípios, aliados aos elementos da colonização alemã. Reuniões com o trade turístico e oficinas estão programadas para os meses de julho e agosto. O objetivo é fazer com que os empresários conheçam, aceitem e se preparem para fazer parte do roteiro.

"O turismo é uma das maiores forças econômicas da atualidade. Antônio Carlos está se preparando para integrar roteiros como o ‘Caminhos da Imigração Alemã' e melhorar a infraestrutura. Porém, o sucesso do turismo depende de uma união de forças entre poder público, empresariado e comunidade", ressalta o Prefeito Geraldo Pauli.