Agricultoras de Antônio Carlos participam de encontro
Pelo quarto ano seguido, as mulheres agricultoras de Antônio Carlos deixaram o trabalho na lavoura para se reunirem e discutirem seus direitos. O encontro realizado na última quarta-feira concentrou mais de 250 mulheres. Antônio Carlos é o município que produz hortaliças no Estado,
Na programação, estavam missa, café colonial de boas-vindas, palestras e um grande almoço de confraternização.
As agricultoras assistiram a duas palestras que trataram dos direitos conquistados pelas mulheres do campo e da autoestima feminina. Dinâmicas e brincadeiras foram utilizadas na abordagem dos temas.
As palestrantes foram Maria das Graças Felisbino Darós, da Fetaesc, e Rosemeri Gerber, da Epagri. O encontro é uma das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em março.
Durante o almoço de confraternização as agricultoras puderam reencontrar colegas e colocar a conversa em dia, num clima de amizade e grande festa.
A agricultora Apolônia Guesser, de 49 anos, sempre participa dos encontros ao lado das quatro irmãs que seguem na profissão desde a infância. Apolônia diz que se sente realizada e não trocaria a roça por nada.
"É muito bom trabalhar com a terra e a gente fica mais perto da família", resumiu.
Além do orgulho pelo trabalho, Apolônia fez questão de destacar a compania da filha Aline, de 22 anos, que escolheu seguir os passos da mãe e ficar na lavoura.
"Adoro meu trabalho e quero continuar na roça", afirmou a jovem que namora um agricultor da cidade.
O 4º Encontro das Mulheres Agricultoras de Antônio Carlos foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Epagri, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e da Educação e Cultura.