Gincana revela escritores do Meio Ambiente

Mais de 300 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação participaram de uma gincana ambiental no último dia 5 de junho, quando mais uma vez se lembrou a importância da preservação do Meio Ambiente. Os alunos se dividiram em quatro equipes e disputaram provas pelas quais puderam por em prática conhecimentos adquiridos em sala, nas aulas de Educação Ambiental. Dentre as provas estava a redação de textos alusivos à preservação ambiental.

As melhores redações concorreram à pontuação da prova. Foram quatro textos brilhantes que fazem um alerta de preservação e demonstram a preocupação de crianças, já conscientes da importância do equilíbrio no Meio Ambiente para a manutenção da espécie humana.

O Poder Executivo parabeniza todos os estudantes pelos textos, em especial aos quatro escolhidos como destaque. Para que as pessoas possam ter acesso às mensagens dos alunos, a seguir publicamos os quatro textos. O estudante Getúlio Hoffmann da 2a série de Santa Maria teve sua redação escolhida pela Comissão Julgadora como a melhor da Gincana. A escola de Louro foi a campeã e como prêmio, os alunos ganharam um passeio ao zoológico de Pomerode.

Lei e reflita sobre a importância das palavras desses pequeninos.

NEM. Cônego Dr. Raulino Reitz

Getúlio Hoffmann

Redação: Meio ambiente

Certo dia, eu estava passeando na beira do rio, de repente eu ouvi uma voz:

– Socorro, socorro!

Eu olhei para água e vi um peixinho; aproximei-me e perguntei:

– O que está acontecendo, peixinho?

– As pessoas estão poluindo a minha casa e o rio inteiro. Elas jogam latinhas, garrafas, pneus, lixos e o pior de tudo são os agrotóxicos, achando que o rio não tem vida.

– Calma, calma peixinho, eu vou pedir para as pessoas pararem de jogar coisas no rio. Melhor ainda, vou fazer uma campanha para salvar o Meio Ambiente.

Escola Municipal Dom Afonso Niehus

Maria Eduarda Koerich

Redação O Meio Ambiente

Dia 5 de junho comemoramos o Dia do Meio Ambiente.

Essa data é muito importante, porque se fala muito como devemos cuidar da natureza.

A professora falou que mesmo nós crianças, temos que cuidar do meio ambiente. E é muito fácil. É só não jogar lixo no chão, cuidar das plantinhas e respeitar os animais. Fazendo isso já estaremos ajudando muito.

Muita gente grande não pensa assim. Por isso a natureza pede socorro.

A água potável está acabando, as florestas estão sendo distribuídas, os animais que moram nelas estão morrendo.

A poluição do ar, por causa da fumaça dos carros, das fabricas, das queimadas, e outras coisas que o homem usa está esquentando muito o planeta.

Nós Aprendemos que chamamos isso de aquecimento global. Também passa muito sobre isso na televisão.

Se o ser humano não começar a cuidar melhor da natureza, nós vamos sofrer muito quando ficarmos grandes.

O mundo que queremos é um mundo que tenha só gente fazendo o bem.

E uma das coisas que é preciso fazer é cuidar muito bem do nosso Planeta.

Escola Municipal Vila Doze

José Amilton Filippe

Redação: O Meio Ambiente

O meio ambiente é tudo o que existe: as estrelas, o sol, a lua, a terra, o mar, as plantas, os animais, outros organismos vivos, os seres humanos juntamente com sua cultura e seus valores culturais e todas as forças da natureza, como as chuvas, tempestades ou furacões.

Todos os seres vivos têm estreitas relações. E uma parte da natureza, provoca reações em várias outras partes.

A poluição da água, o lixo que jogam em qualquer lugar, os desmatamentos, as queimadas e a extinção de animais são exemplos de destruição do meio ambiente o que põe em risco a saúde e a qualidade de vida dos seres vivos que habitam nesses lugares.

Um meio saudável é que todos desejam. É onde as ruas e estradas estejam limpas, cidades tenham jardins com espaços para brinquedos infantis, paisagens sem lixo espalhado em qualquer lugar, áreas de mata virgem onde os animais e plantas estejam protegidas da destruição dos ser humano.

A qualidade do meio ambiente e a sua conservação são tarefas para cada um de nós no dia-a-dia, se é que queremos desfrutar melhor a vida.

Núcleo Escola Municipal Profª  Xênia Göedert Kremer

Leonardo Schmitz Junkes

Redação: Os Encantos da Natureza

Como dever de cidadãos, é nosso dever, crianças, desde já, preservarmos a natureza proteger nossos animais, não poluir nossas águas não poluir nosso ar.

Para que isto não aconteça devemos ter consciência de tudo o que fizemos.

Jogando uma simples sacola plástica ou uma garrafa no rio, já estamos poluindo nossas águas. Água que precisamos para beber e sobreviver.

Muitas pessoas têm como prazer a caça, deixando muitos animais em extinção, prendendo pequenos pássaros indefesos e tirando a beleza de seus cantos e cor da natureza.

Desmatando as árvores o homem está prejudicando, a natureza e sua própria vida, pondo em risco a vida dos animais e de seus próprios filhos.

Devemos dar um fim a isto tudo, plantando arvores, não poluindo nossas águas e orientando os adultos a não caçarem e não cortarem nossas arvores, pois assim teremos uma natureza mais bela, colorida e saudável.